Análise das oficinas didáticas de estatística no R e RStudio realizadas na Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Software R, Ensino de estatística, Ensino superior, Projetos de EnsinoResumo
A estatística atua em consonância com diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade. Devido a sua importância e alta aplicabilidade torna-se indispensável para alunos de graduação e pós-graduação a aquisição de conhecimento teórico e prático no assunto. Diante disso, foi pensado um projeto de ensino que envolvesse alunos e professores para o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas aos conteúdos abordados nas disciplinas de estatística da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O objetivo foi relatar a criação, a preparação, os desafios, potencialidades, e então discutir os resultados e avaliações das oficinas didáticas desenvolvidas até o ano de 2023 na UFPel. Os temas das oficinas didáticas foram os seguintes: Estatística descritiva, Inferência Estatística e Estatística Experimental. Os dados utilizados neste trabalho foram obtidos a partir do acervo digital do projeto, memórias dos integrantes da equipe e formulários de avaliação disponibilizados aos estudantes sempre ao final das oficinas. Os dados obtidos nos formulários foram tabulados e submetidos à análise de estatística descritiva com o auxílio do software R e interface RStudio. Notou-se que a criação e preparação das oficinas propiciou a aquisição de conhecimento teórico-prático aos integrantes do projeto. Na análise quantitativa dos dados observou-se uma avaliação satisfatória por parte dos participantes. O formulário de avaliação foi uma ferramenta fundamental para o aprimoramento e reedição de algumas oficinas, bem como, para o preparo de novos temas. Esses resultados mostraram que a contribuição do projeto nos processos de ensino e aprendizagem tem sido efetiva e traz perspectivas positivas para a sua continuidade.
Referências
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thin-king: Information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. Springer Science & Business Media, 2005.
BOSONI, G. B.; BRUZZONE, F. R. Uso de RStudio para Estadística Univariada en Ciencias Sociales. no. June, 2018.
CARDOSO, M. G. Ensino de estatística: o estudo de conceitos potencializado pelo software RStudio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina (PR), 2019.
CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. S. Estatística para a leitura de mundo. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 15 – CIAEM, 2019.
DAMIN, W.; SANTOS JUNIOR, G.; COELHO NETO, J.; ROBIM, B. N. P. A. S.; PEREIRA, R. S. G. As Tecnologias Digitais Educacionais e o Ensino de Estatística e Probabilidade. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 53–57, 2019.
GAL, I. Adults’ statistical literacy: Meanings, Componentes, Responsabilities. International Statistical Review, 70(1), p. 1-25, 2002.
MORETTIN, P. A. Introdução à estatística para ciências exatas. São Paulo: Atual, 1981.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2023. ISBN 3-900051-07-0, URL http://www.R-project.org/.
RAABE, A. L. A.; ALVES, A. G. Oficinas de utilização de Software Educacional: Um relato de experiência. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2007. p. 264-271.
RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD Educação Temática Digital, v. 23, n. 1, p. 64-81, 2021.
RSTUDIO, Team. RStudio: integrated development for R. RStudio Team, PBC, Boston, MA, 2020. URL http://www.rstudio.com/.
SILVA, M.P.M.da; SAMÁ,S.; Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. In: SAMÁ, S.; SILVA, M. P. M. da. (Org). PROJETOS DE APRENDIZAGEM: uma proposta pedagógica para a sala de aula de Estatística. Curtitiba: Editora CRV, 2015. p.133-141.
SILVA, P. V.; CARMO, J. V. G. Educação Estatística e software RStudio: perspectivas na educação matemática. In: Anais do IV SITEM - Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática. UNESP/IGCE, 2023.
WICKHAM, H.; CHANG, W.; WICKHAM, H. Package ‘ggplot2’. Create elegant data visualisations using the grammar of graphics. Version, v. 2, n. 1, p. 1-189, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).