Batalha dos sertanejos no Instagram

revelando a preferência popular

Autores

Palavras-chave:

Distribuição Beta, Inferência Bootstrap, Redes sociais, Chaveamento

Resumo

Os stories são um recurso do Instagram de publicação de imagens, vídeos, textos, publicações do feed, enquetes, e outros. Com a crescente tendência de se fazerem batalhas no stories, uma questão em aberto é: quais são os cantores sertanejos mais queridos do Brasil? Foram considerados 16 artistas sertanejos que constavam da lista das top 50 músicas mais tocadas no Spotify Brasil. Um chaveamento aleatório foi sorteado com 2^k competidores, sendo k=4. Cerca de 100 pessoas votaram em cada batalha. As frequências absolutas e percentuais foram computadas, abastecendo-se um processo de inferência intervalar Bootstrap paramétrico, por meio da distribuição Beta. Foram construídos intervalos de 95% de confiança para os parâmetros a e b, e verificadas suas interseções. A cantora Marília Mendonça venceu o campeonato. No entanto, foi estatisticamente igual a Henrique e Juliano, que ficaram em segundo lugar. No terceiro lugar ficaram Jorge e Mateus e Zé Neto e Cristiano. Ao todo foram 15 batalhas (2^k-1), mas em apenas 5 delas houve diferença significativa entre os competidores: Marília Mendonça (2 vitórias), Jorge e Matheus (2 vitórias) e Israel e Rodolfo. A metodologia proposta permite inferir sobre a diferença existente entre competidores, e dessa forma, quais venceram por puro acaso.

Referências

BARBA, E. 2022. [@eric.barba]. (n.d.). Posts [Instagram profile]. Instagram. Acesso em: 16 ago. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/eric.barba.

BRASILIENSE, D.; SEIXAS, L. Sofrência em tempos de felicidade: música sertaneja e os signos da contemporaneidade. Comunicação & Inovação, v. 21, n. 45, 2020.

CARNEIRO, J. P.; VILLAS BOAS, M. Cheetos brasil no instagram: O uso do seu mascote como porta-voz da marca. Caderno de Estudos em Publicidade e Jornalismo, v. 1, n. 1, 2019. Acesso em: 28 Ago. 2022. Disponível em: https://shorturl.at/cvDY9.

FERREIRA, E. B.; VALADARES, F. L.; SILVA, C. P. d. Battle of cheeses: Tournament via instagram stories. Sigmae, v. 12, n. 1, p. 108–115, Feb. 2023. Disponível em:

https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/cheese.

FERREIRA, M. C.; GONÇALVES, J. P. Educação e cultura popular: Representações de gênero na música sertaneja. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 58, p. 341–359, 2021.

LEMOS, A.; SENA, C. D. Mais livre para publicar: efemeridade da imagem nos modos “galeria” e “stories” do instagram. Revista Mídia e Cotidiano, v. 12, n. 2, p. 6–26, 2018.

R CORE TEAM. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria, 2023. Disponível em: https://www.R-project.org/.

SA, S. P. de. Cultura digital, videoclipes e a consolidação da rede de música brasileira pop periférica. Revista Fronteiras, v. 21, n. 2, 2019.

SILVA, F. A. da. Análise histórico-cultural da música sertaneja no brasil: do caipira ao playboy. Revista de literatura, história e memória, v. 14, n. 24, p. 218–234, 2018.

SILVA, R. D. G. da. Um olhar feminino na música sertaneja: aspectos do discurso e dos valores do feminejo. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 18616–18628, 2021.

SPOTIFY. Top 50 Brazil: seu relatório diário das faixas mais tocadas no momento. 2023. Acesso em: 25 mar. 2023. Disponível em: https://spotify.link/HBdWJh8P4Db.

Downloads

Publicado

02-01-2024 — Atualizado em 07-03-2024

Versões

Como Citar

Valadares , F. L., Ferreira, E. B., & Silva , C. P. da. (2024). Batalha dos sertanejos no Instagram: revelando a preferência popular. Sigmae, 12(3), 131–139. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2337 (Original work published 2º de janeiro de 2024)