Batalha dos sertanejos no Instagram
revelando a preferência popular
Palabras clave:
Distribuição Beta, Inferência Bootstrap, Redes sociais, ChaveamentoResumen
Os stories são um recurso do Instagram de publicação de imagens, vídeos, textos, publicações do feed, enquetes, e outros. Com a crescente tendência de se fazerem batalhas no stories, uma questão em aberto é: quais são os cantores sertanejos mais queridos do Brasil? Foram considerados 16 artistas sertanejos que constavam da lista das top 50 músicas mais tocadas no Spotify Brasil. Um chaveamento aleatório foi sorteado com 2^k competidores, sendo k=4. Cerca de 100 pessoas votaram em cada batalha. As frequências absolutas e percentuais foram computadas, abastecendo-se um processo de inferência intervalar Bootstrap paramétrico, por meio da distribuição Beta. Foram construídos intervalos de 95% de confiança para os parâmetros a e b, e verificadas suas interseções. A cantora Marília Mendonça venceu o campeonato. No entanto, foi estatisticamente igual a Henrique e Juliano, que ficaram em segundo lugar. No terceiro lugar ficaram Jorge e Mateus e Zé Neto e Cristiano. Ao todo foram 15 batalhas (2^k-1), mas em apenas 5 delas houve diferença significativa entre os competidores: Marília Mendonça (2 vitórias), Jorge e Matheus (2 vitórias) e Israel e Rodolfo. A metodologia proposta permite inferir sobre a diferença existente entre competidores, e dessa forma, quais venceram por puro acaso.
Citas
BARBA, E. 2022. [@eric.barba]. (n.d.). Posts [Instagram profile]. Instagram. Acesso em: 16 ago. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/eric.barba.
BRASILIENSE, D.; SEIXAS, L. Sofrência em tempos de felicidade: música sertaneja e os signos da contemporaneidade. Comunicação & Inovação, v. 21, n. 45, 2020.
CARNEIRO, J. P.; VILLAS BOAS, M. Cheetos brasil no instagram: O uso do seu mascote como porta-voz da marca. Caderno de Estudos em Publicidade e Jornalismo, v. 1, n. 1, 2019. Acesso em: 28 Ago. 2022. Disponível em: https://shorturl.at/cvDY9.
FERREIRA, E. B.; VALADARES, F. L.; SILVA, C. P. d. Battle of cheeses: Tournament via instagram stories. Sigmae, v. 12, n. 1, p. 108–115, Feb. 2023. Disponível em:
https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/cheese.
FERREIRA, M. C.; GONÇALVES, J. P. Educação e cultura popular: Representações de gênero na música sertaneja. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 58, p. 341–359, 2021.
LEMOS, A.; SENA, C. D. Mais livre para publicar: efemeridade da imagem nos modos “galeria” e “stories” do instagram. Revista Mídia e Cotidiano, v. 12, n. 2, p. 6–26, 2018.
R CORE TEAM. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria, 2023. Disponível em: https://www.R-project.org/.
SA, S. P. de. Cultura digital, videoclipes e a consolidação da rede de música brasileira pop periférica. Revista Fronteiras, v. 21, n. 2, 2019.
SILVA, F. A. da. Análise histórico-cultural da música sertaneja no brasil: do caipira ao playboy. Revista de literatura, história e memória, v. 14, n. 24, p. 218–234, 2018.
SILVA, R. D. G. da. Um olhar feminino na música sertaneja: aspectos do discurso e dos valores do feminejo. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 18616–18628, 2021.
SPOTIFY. Top 50 Brazil: seu relatório diário das faixas mais tocadas no momento. 2023. Acesso em: 25 mar. 2023. Disponível em: https://spotify.link/HBdWJh8P4Db.
Descargas
Publicado
Versiones
- 07-03-2024 (2)
- 02-01-2024 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).