Relações de poder no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Rosângela Rodrigues Borges UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1569

Palavras-chave:

Identidade linguística. Ensino de escrita. Formação docente.

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar relações de poder no ensino de Língua Materna (LP), procurando identificar embates e mecanismos que envolvem a criação de “espaços identitários” na discursividade, tendo como fundamentação teórica estudos da Linguística Crítica e da Pragmática, além de estudos no campo da linguagem, ligados à identidade, numa visão pós-moderna.

Biografia do Autor

Rosângela Rodrigues Borges, UNIFAL-MG

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) na USP. Atualmente é professora no Curso de Letras e no Mestrado em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, gêneros do discurso acadêmicos e oficiais, ensino de língua e tecnologias.

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Publicado

24-06-2021

Como Citar

Rodrigues Borges, R. (2021). Relações de poder no ensino de Língua Portuguesa. Revista (Entre Parênteses), 10(1), e021014. https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1569