A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA PIBID/LETRAS/UFLA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i2.206Palavras-chave:
Formação de professoresResumo
Este artigo ocupa-se de uma temática pouco estudada no meio acadêmico, qual seja, a pesquisa no processo de formação do professor. Nesse sentido, a presente investigação tem como objetivo principal inventariar as contribuições da prática da pesquisa na licenciatura em Letras, de modo mais específico, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES/DEB), executado pelo Curso de Letras da Universidade Federal de Lavras (MG). Foi realizado um estudo teórico, com vistas a compilar estudos sobre a importância da pesquisa na formação de professores. Os resultados apontaram para uma aquisição de uma atitude investigativa acerca de questões teóricas, metodológicas e operacionais subjacentes à prática educativa. Nesse sentido, foram observadas duas questões básicas: a necessidade de uma sistematização da atividade de pesquisa nas licenciaturas e o reconhecimento dessa prática na aquisição de habilidades e competências substanciais à atuação docente. Foi realizada uma pesquisa de campo, a partir de questionários aplicados a bolsistas do PIBID. Os resultados desvelaram possibilidades de implantação de espaços de reflexão sobre conceitos e procedimentos necessários à formação teórica e metodológica de um professor de língua portuguesa. Foram apontadas questões que podem contribuir para a sistematização
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado