A concepção de leitura na BNCC: tensionamentos e (des)orientações para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Currículo escolar. Ensino e Aprendizagem. Pedagogia das Competências. Leitura enunciativo-discursiva. Formação Docente.Resumo
Considerando que a Base Nacional Comum Curricular se reflete em documentos curriculares estaduais e municipais, orientando a ação docente e o fazer escolar, este artigo a toma como objeto de pesquisa a fim de analisar o tensionamento entre concepção pedagógica e concepção de linguagem e seus reflexos no que se refere às prescrições sobre o ato de ler nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, aborda-se, na presente pesquisa, a Pedagogia das Competências, que orienta a configuração didático-pedagógica da Base, bem como concepções de leitura, tanto no que se refere à decodificação, quanto no que diz respeito à construção de sentidos, a qual é anunciada e adotada pelo documento como perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem. Para realização da análise, adotou-se a pesquisa aplicada, de natureza documental e bibliográfica, tendo como abordagem a ótica qualitativa de investigação. A partir da análise de recortes da BNCC, foi possível verificar a valorização de atividades que visam à decodificação, apenas, priorizando, assim, competências e habilidades que entendem a língua de forma reducionista e limitada à sua estrutura em detrimento da leitura como construção de sentidos.
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