A concepção de leitura na BNCC: tensionamentos e (des)orientações para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Juliene da Silva Marques Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Taciane Bielinki dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense

Palavras-chave:

Currículo escolar. Ensino e Aprendizagem. Pedagogia das Competências. Leitura enunciativo-discursiva. Formação Docente.

Resumo

Considerando que a Base Nacional Comum Curricular se reflete em documentos curriculares estaduais e municipais, orientando a ação docente e o fazer escolar, este artigo a toma como objeto de pesquisa a fim de analisar o tensionamento entre concepção pedagógica e concepção de linguagem e seus reflexos no que se refere às prescrições sobre o ato de ler nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, aborda-se, na presente pesquisa, a Pedagogia das Competências, que orienta a configuração didático-pedagógica da Base, bem como concepções de leitura, tanto no que se refere à decodificação, quanto no que diz respeito à construção de sentidos, a qual é anunciada e adotada pelo documento como perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem. Para realização da análise, adotou-se a pesquisa aplicada, de natureza documental e bibliográfica, tendo como abordagem a ótica qualitativa de investigação. A partir da análise de recortes da BNCC, foi possível verificar a valorização de atividades que visam à decodificação, apenas, priorizando, assim, competências e habilidades que entendem a língua de forma reducionista e limitada à sua estrutura em detrimento da leitura como construção de sentidos.

Biografia do Autor

Juliene da Silva Marques, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC, Campus Blumenau), onde atua no Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Mestra em Ciências da Linguagem (Unisul). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Capivari (Fucap) e em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Única de Ipatinga (Única). Graduada em Licenciatura em Letras: Português e Espanhol (Unisul) e em Pedagogia (Uninter). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (IFC) e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Relações de Poder: Esquecimento e Memória (Unisul). Tem como principal área de interesse a Análise de Discurso, direcionando-se ainda para temáticas vinculadas à Linguística Textual, Sociolinguística, Multiletramentos, Multimidialidades, Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem.

Taciane Bielinki dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (2022).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/CNE, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2021.

CARNEIRO, S. Vivendo ou aprendendo... A “ideologia da aprendizagem” contra a vida escolar. In: CÁSSIO, F. (Org.). Educação contra a barbárie. São Paulo: Boitempo, 2019.

CRUVINEL, F. R. A leitura como prática cultural e o processo de escolarização: as vozes das crianças. 2010. 197 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102179>. Acesso em: 11 jul. 2021.

FERREIRA, F. da S.; SANTOS, F. A. dos. Reflexões sobre a Pedagogia das Competências. In: II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CPAN. Anais [...]. Corumbá: UFMS, 2018. Disponível em: <https://cecpan.ufms.br/files/2019/08/C_12.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.

FUZA, A; OHUSCHI, M; MENEGASSI, R. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em linguagem materna. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15401>. Acesso em: 12 mar. 2021.

GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Retratos da escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587>. Acesso em: 15 ago. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUEDES, P. C.; SOUZA, J. M. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, L. C. B. (org). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

KLEIMAN, A. B. Oficina de Leitura: teoria e prática. 14. ed. Campinas: Pontes, 2012.

KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2018.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LAJOLO, M. O texto não é pretexto: será que não é mesmo? In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber. São Paulo: Parábola, 2010.

ORLANDI, E. P. Texto e discurso. Organon, v. 9, n. 23, 1995. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/organon/%20article/view/29365>. Acesso em: 23 jul. 2021.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4 ed., Campinas: Pontes, 2004.

ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 8 ed., São Paulo: Cortez, 2008.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

Downloads

Publicado

12-09-2022

Como Citar

DA SILVA MARQUES , Juliene; SANTOS , Taciane Bielinki dos. A concepção de leitura na BNCC: tensionamentos e (des)orientações para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022007, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1737. Acesso em: 19 abr. 2024.