A concepção de leitura na BNCC: tensionamentos e (des)orientações para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Keywords:
School curriculum. Teaching and Learning. Competence Pedagogy. Enunciative-discursive reading. Teacher Training.Abstract
Considering that the Common National Curriculum Base guides teaching and schooling and is reflected in state and municipal curriculum documents, this article takes BNCC as a research object in order to analyze the tensions between pedagogical conception and conception of language in relation to prescriptions on the act of reading in the primary years of Elementary School, as well as the reflexes of these tensions. Thus, this research adresses Competence Pedagogy, which guides the didactic-pedagogical configuration of BNCC, as well as reading concepts, both with regard to decoding and with regard to the construction of meanings, which is announced and adopted by the document as an enunciative-discursive perspective of language. To carry out the analysis, applied research of documental and bibliographic nature was adopted, with a qualitative approach to investigation. After analyzing excerpts from BNCC, it was possible to verify the prescription of reading activities aimed at decoding only, thus prioritizing skills and abilities that understand the language in a reductionist way and limited to its structure, rather than reading as construction of meaning.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/CNE, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2021.
CARNEIRO, S. Vivendo ou aprendendo... A “ideologia da aprendizagem” contra a vida escolar. In: CÁSSIO, F. (Org.). Educação contra a barbárie. São Paulo: Boitempo, 2019.
CRUVINEL, F. R. A leitura como prática cultural e o processo de escolarização: as vozes das crianças. 2010. 197 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102179>. Acesso em: 11 jul. 2021.
FERREIRA, F. da S.; SANTOS, F. A. dos. Reflexões sobre a Pedagogia das Competências. In: II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CPAN. Anais [...]. Corumbá: UFMS, 2018. Disponível em: <https://cecpan.ufms.br/files/2019/08/C_12.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.
FUZA, A; OHUSCHI, M; MENEGASSI, R. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em linguagem materna. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15401>. Acesso em: 12 mar. 2021.
GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Retratos da escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587>. Acesso em: 15 ago. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUEDES, P. C.; SOUZA, J. M. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, L. C. B. (org). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
KLEIMAN, A. B. Oficina de Leitura: teoria e prática. 14. ed. Campinas: Pontes, 2012.
KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2018.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
LAJOLO, M. O texto não é pretexto: será que não é mesmo? In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber. São Paulo: Parábola, 2010.
ORLANDI, E. P. Texto e discurso. Organon, v. 9, n. 23, 1995. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/organon/%20article/view/29365>. Acesso em: 23 jul. 2021.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4 ed., Campinas: Pontes, 2004.
ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 8 ed., São Paulo: Cortez, 2008.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.