Gêneros discursivos multimodais: multiletramentos em práticas leitoras
Palavras-chave:
Multiletramentos. Leitura. Prática Leitora. Gêneros discursivos. Multimodalidade.Resumo
O maior propósito das práticas leitoras é o de capacitar sujeitos a compreender, interpretar e produzir textos de gêneros discursivos constituídos na sociedade. A comunicação é realizada através de diferentes gêneros discursivos. Muitos desses gêneros são multimodais, marcados pela mescla de diferentes linguagens, verbais e não verbais, e por diferentes manifestações culturais que interagem pelo ciberespaço e estreitam as distâncias entre enunciadores e enunciados. Tendo em vista a necessidade de se estudar os gêneros discursivos que comportam múltiplas linguagens e múltiplos meios, o objetivo geral é identificar as competências de leitura necessárias para a compreensão de sentidos projetados em textos de gêneros discursivos multimodais nas práticas leitoras para os multiletramentos; particularmente, neste artigo, o infográfico. Esta pesquisa está fundamentada nas contribuições de Bakhtin (1997) e Volochínov (2009) acerca da interação verbal, dos gêneros do discurso e dialogismo; nos estudos de Lemke (2010) sobre letramento multimidiático; nos conceitos de Rojo (2012) referentes aos multiletramentos, além de outros referenciais complementares à temática. O estudo envolve uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo em vista a consulta de materiais já publicados com uma abordagem qualitativa para a análise do corpus — um infográfico publicado na revista Superinteressante. A análise da materialidade do infográfico nas práticas leitoras abrange os elementos constituintes para a compreensão e produção de gêneros multimodais, além da promoção dos multiletramentos.
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