Sobre transdisciplinaridade no ensino de línguas na BNCC: algumas reflexões
Palavras-chave:
Língua estrangeira. Currículo. Inter/transdisciplinaridade.Resumo
Neste ensaio, defende-se a tese da necessidade da transdisciplinaridade no ensino de línguas para que se concretizem as competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do trabalho se deu por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema e análise do referido documento. Inicialmente, desenvolve-se uma reflexão acerca dos conceitos de inter/transdisciplinaridade e suas contribuições para o trabalho docente. Em seguida, reflete-se sobre a maneira como essa concepção aparece na BNCC e como pode contribuir para ressignificar o trabalho em sala de aula. Para tal discussão, utilizou-se os fundamentos de Nicolescu (1999), Fazenda (2008), Santos (2008), Brasil (2017), entre outros. Desse modo, conclui-se que a BNCC enquanto documento norteador é omissa em relação a uma especificação sobre o(s) conceito(s) de interdisciplinaridade que a regem e ainda sobre a maneira que os professores devem trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula, ao relacionar conteúdos de várias áreas.
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