On transdisciplinarity in language teaching in the BNCC: some reflections

Authors

  • Marina de Alcântara Alencar Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Jacielle da Silva Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Cícero da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Keywords:

Foreign Language. Curriculum. Inter/transdisciplinarity.

Abstract

This essay defends the thesis that transdisciplinarity in language teaching is necessary to achieve the competencies established in the Common National Curricular Base (BNCC). The methodology of the work was based on bibliographic research on the theme and on the analysis of the aforementioned document. Initially, a reflection is developed about the concepts of inter/transdisciplinarity and their contributions to the teaching work. Next, we reflect on how this conception appears in the BNCC and how it can contribute to re-signifying the work in the classroom. For such discussion, the foundations of Nicolescu (1999), Fazenda (2008), Santos (2008), Brazil (2017), among others, were used. Thus, we conclude that the BNCC as a guiding document is silent on the specification of the concept(s) of interdisciplinarity that govern it, and also on the way that teachers should work interdisciplinarity in the classroom, by relating content from various areas.

Author Biographies

Marina de Alcântara Alencar , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutoranda em LETRAS pela UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins. Professora do curso de Direito da FACIT-Faculdade de Ciências do Tocantins. Mestre em Planejamento Urbano/Demografia pelo Programa de Pós Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Bolsista Capes no período de 2019-2020, auxiliando na coordenação da Pós Graduação e desenvolvendo trabalhos na área de Patrimônio e Direito Ambiental. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins, e do grupo de pesquisa Memórias Coletivas, Educação, Ambiente e Patrimônio, da Universidade Federal do Tocantins. É advogada e bacharel em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), foi Bolsista do ProCient - Programa de Iniciação Científica da FACDO no período de 2013-2015 desenvolvendo pesquisas e extensão universitária na área de Mediação e Conciliação. É integrante da Academia de Letras Juvenil de Araguaína (ALJUVA) e autora do livro de poesias 'Desintegrante', desenvolvendo palestras nas escolas sobre leitura e poesias. Tem experiência na área de Direito e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Análise de Discurso, Paleontologia, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Ambiental e vulnerabilidades. 

Jacielle da Silva Santos , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura  PPGLLIT na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Professora da Educação Básica, SEDUC-TO. Membro do Grupo de Estudos do Sentido - GESTO (UFNT); do Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino - GELIPE (UFNT) e do grupo  Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização (UNIOESTE). Desenvolve pesquisas sobre Narrativas de memória como testemunho no contexto do Norte do Brasil, relacionada a linha de pesquisa Práticas discursivas em contexto de formação. Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS/UFT). Possui Especialização em Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA/2009) e Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2008). Durante a Licenciatura em Letras foi bolsista do programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT/NUCLEART) e de Iniciação Científica (CNPQ/PIBIC). Após a graduação foi tutora na área de Linguagens e Letramentos de programa de alfabetização do FNDE/MEC Pró-Letramento/Linguagem (CAPES/UNB). Desenvolveu pesquisa-ação sobre (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS., relacionada à área de concentração em Linguagens e Letramento e linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, Ensino de Língua e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva aplicada ao ensino de língua e literatura, letramento(s); identidade(s) e formação de professores. 

Cícero da Silva , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Ph.D., Letters: Language and literature teaching. Professor of the Rural Education Degree: Arts and Music and in the Language and literature graduate program of the Federal University of Tocantins (UFT), Brazil. Leader of Research and Study Group on Rural Education - Gepec/CNPq and Assistent editor of The Brazilian Scientific Journal of Rural Education. He has experience in the area of Applied Linguistics and Rural Education, working mainly on the following topics: discoursive genres, reading/writing practices, didactic material, pedagogical practices in Rural Education/Pedagogy of Alternation. He is a member of the Brazilian Association of Linguistics (ABRALIN) and of the Red de Investigación de Educación Rural (RIER), Mexico.

References

ALENCAR, E. B. A. Formação com professores de língua inglesa da rede pública no Tocantins: cenas de letramento crítico. 2017. 268f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

AMORIM, É. K. N.; GOMES, T. E. O ensino de língua inglesa e a BNCC: um estudo de caso. Revista Educação e Humanidades, Manaus, v.1, n. 2, p. 417-435, jul-dez, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/7932 Acesso em: 06 jul. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Proposta para Base Nacional Comum da formação de professores da educação básica. Versão Preliminar. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Inep, 2015.

BRASIL. Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Brasília, 10 jan. 2001.

BROWN, H. D. Teaching by principles: A interactive approach to language pedagogy. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.

CORDEIRO, N. V. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.

D’AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 93-103, 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4146 Acesso em: 06 jul. 2021.

FERRIS, D. S. Post-Modern Interdisciplinarity: Kant, Diderot and the Encyclopedic Project. MLN, v. 118, n. 5, p. 1251-1277, 2003. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3251864 Acesso em: 10 out. 2020.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins. Fontes, 2003.

KANT, I. Crítica da Faculdade de Julgar. Tradução de Rohden, V. e Marques, A. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

LINS JUNIOR, J. R. Políticas Linguísticas: entre a construção da BNCC e a obrigatoriedade do inglês no ensino médio. Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 63-73, 27 nov. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1448 Acesso em: 06 jul. 2021.

MARCHELLI, P. S. Base nacional comum curricular e formação de professores: o foco na organização interdisciplinar do ensino e aprendizagem. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, n. 7, p. 53-70, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/6555 Acesso em: 06 jul. 2021.

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13 n. 37, jan./abr. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000100007 Acesso em: 06 jul. 2021.

SILVA JÚNIOR, A. F.; FERNÁNDEZ, G. E. Ausência da Língua Espanhola na Base Nacional Comum Curricular: quais implicações esperar? In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A. A BNCC e o ensino de línguas e literatura. Campinas: Pontes, 2019. p. 181-208.

SILVA, M. R. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e214130, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130 Acesso em: 06 jul. 2021.

SILVA, W. R. Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, p. 582-605, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/GYGJGyQhgStnPsTMNQ48bZb/abstract/?lang=pt Acesso em: 06 jul. 2021.

SOMMERMAN, A. Complexidade e transdisciplinaridade. NUPEAT–IESA–UFG, Cidade, v.1, n.1, p.77-89, jan./jun., 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/14390 Acesso em: 06 jul. 2021.

SZEMAN, I. The Persistence of the Nation: Interdisciplinarity and Canadian Literary Criticism. Essays on Canadian Writing, n. 65, p. 16-37, 1998. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/197240525 Acesso em: 06 jul. 2021.

TAVARES, T. M. V.; ALENCAR, M. A.; PACÍFICO FILHO, M. Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MONAF): política pública ambiental e patrimonial. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 14, p. 225-244, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3428 Acesso em: 06 jul. 2021.

VAIDEANU, G. A interdisciplinaridade no ensino: esboço de uma síntese. In: POMBO, O.; GUIMARÃES, H. M.; LEVY, T. (Org.). Interdisciplinaridade: ontologia. Porto: Campo das Letras, 2006. p. 161-175.

Published

25-09-2022

How to Cite

ALENCAR , Marina de Alcântara; SANTOS , Jacielle da Silva; SILVA , Cícero da. On transdisciplinarity in language teaching in the BNCC: some reflections. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022008, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1587. Acesso em: 3 jul. 2024.