Sobre transdisciplinaridade no ensino de línguas na BNCC: algumas reflexões

Autores

  • Marina de Alcântara Alencar Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Jacielle da Silva Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Cícero da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Palavras-chave:

Língua estrangeira. Currículo. Inter/transdisciplinaridade.

Resumo

Neste ensaio, defende-se a tese da necessidade da transdisciplinaridade no ensino de línguas para que se concretizem as competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do trabalho se deu por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema e análise do referido documento. Inicialmente, desenvolve-se uma reflexão acerca dos conceitos de inter/transdisciplinaridade e suas contribuições para o trabalho docente. Em seguida, reflete-se sobre a maneira como essa concepção aparece na BNCC e como pode contribuir para ressignificar o trabalho em sala de aula. Para tal discussão, utilizou-se os fundamentos de Nicolescu (1999), Fazenda (2008), Santos (2008), Brasil (2017), entre outros. Desse modo, conclui-se que a BNCC enquanto documento norteador é omissa em relação a uma especificação sobre o(s) conceito(s) de interdisciplinaridade que a regem e ainda sobre a maneira que os professores devem trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula, ao relacionar conteúdos de várias áreas.

Biografia do Autor

Marina de Alcântara Alencar , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutoranda em LETRAS pela UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins. Professora do curso de Direito da FACIT-Faculdade de Ciências do Tocantins. Mestre em Planejamento Urbano/Demografia pelo Programa de Pós Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Bolsista Capes no período de 2019-2020, auxiliando na coordenação da Pós Graduação e desenvolvendo trabalhos na área de Patrimônio e Direito Ambiental. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins, e do grupo de pesquisa Memórias Coletivas, Educação, Ambiente e Patrimônio, da Universidade Federal do Tocantins. É advogada e bacharel em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), foi Bolsista do ProCient - Programa de Iniciação Científica da FACDO no período de 2013-2015 desenvolvendo pesquisas e extensão universitária na área de Mediação e Conciliação. É integrante da Academia de Letras Juvenil de Araguaína (ALJUVA) e autora do livro de poesias 'Desintegrante', desenvolvendo palestras nas escolas sobre leitura e poesias. Tem experiência na área de Direito e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Análise de Discurso, Paleontologia, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Ambiental e vulnerabilidades. 

Jacielle da Silva Santos , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura  PPGLLIT na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Professora da Educação Básica, SEDUC-TO. Membro do Grupo de Estudos do Sentido - GESTO (UFNT); do Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino - GELIPE (UFNT) e do grupo  Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização (UNIOESTE). Desenvolve pesquisas sobre Narrativas de memória como testemunho no contexto do Norte do Brasil, relacionada a linha de pesquisa Práticas discursivas em contexto de formação. Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS/UFT). Possui Especialização em Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA/2009) e Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2008). Durante a Licenciatura em Letras foi bolsista do programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT/NUCLEART) e de Iniciação Científica (CNPQ/PIBIC). Após a graduação foi tutora na área de Linguagens e Letramentos de programa de alfabetização do FNDE/MEC Pró-Letramento/Linguagem (CAPES/UNB). Desenvolveu pesquisa-ação sobre (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS., relacionada à área de concentração em Linguagens e Letramento e linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, Ensino de Língua e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva aplicada ao ensino de língua e literatura, letramento(s); identidade(s) e formação de professores. 

Cícero da Silva , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor (2018) e Mestre (2011) em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado (2001) em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e especialista em Leitura e Produção Escrita (2006) também pela UFT. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música - Campus de Tocantinópolis e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/UFT/CNPq) desde 2016. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). Desde 2011 é membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e de 2020 da Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Referências

ALENCAR, E. B. A. Formação com professores de língua inglesa da rede pública no Tocantins: cenas de letramento crítico. 2017. 268f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

AMORIM, É. K. N.; GOMES, T. E. O ensino de língua inglesa e a BNCC: um estudo de caso. Revista Educação e Humanidades, Manaus, v.1, n. 2, p. 417-435, jul-dez, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/7932 Acesso em: 06 jul. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Proposta para Base Nacional Comum da formação de professores da educação básica. Versão Preliminar. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Inep, 2015.

BRASIL. Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Brasília, 10 jan. 2001.

BROWN, H. D. Teaching by principles: A interactive approach to language pedagogy. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.

CORDEIRO, N. V. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.

D’AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 93-103, 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4146 Acesso em: 06 jul. 2021.

FERRIS, D. S. Post-Modern Interdisciplinarity: Kant, Diderot and the Encyclopedic Project. MLN, v. 118, n. 5, p. 1251-1277, 2003. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3251864 Acesso em: 10 out. 2020.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins. Fontes, 2003.

KANT, I. Crítica da Faculdade de Julgar. Tradução de Rohden, V. e Marques, A. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

LINS JUNIOR, J. R. Políticas Linguísticas: entre a construção da BNCC e a obrigatoriedade do inglês no ensino médio. Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 63-73, 27 nov. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1448 Acesso em: 06 jul. 2021.

MARCHELLI, P. S. Base nacional comum curricular e formação de professores: o foco na organização interdisciplinar do ensino e aprendizagem. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, n. 7, p. 53-70, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/6555 Acesso em: 06 jul. 2021.

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13 n. 37, jan./abr. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000100007 Acesso em: 06 jul. 2021.

SILVA JÚNIOR, A. F.; FERNÁNDEZ, G. E. Ausência da Língua Espanhola na Base Nacional Comum Curricular: quais implicações esperar? In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A. A BNCC e o ensino de línguas e literatura. Campinas: Pontes, 2019. p. 181-208.

SILVA, M. R. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e214130, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130 Acesso em: 06 jul. 2021.

SILVA, W. R. Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, p. 582-605, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/GYGJGyQhgStnPsTMNQ48bZb/abstract/?lang=pt Acesso em: 06 jul. 2021.

SOMMERMAN, A. Complexidade e transdisciplinaridade. NUPEAT–IESA–UFG, Cidade, v.1, n.1, p.77-89, jan./jun., 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/14390 Acesso em: 06 jul. 2021.

SZEMAN, I. The Persistence of the Nation: Interdisciplinarity and Canadian Literary Criticism. Essays on Canadian Writing, n. 65, p. 16-37, 1998. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/197240525 Acesso em: 06 jul. 2021.

TAVARES, T. M. V.; ALENCAR, M. A.; PACÍFICO FILHO, M. Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MONAF): política pública ambiental e patrimonial. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 14, p. 225-244, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3428 Acesso em: 06 jul. 2021.

VAIDEANU, G. A interdisciplinaridade no ensino: esboço de uma síntese. In: POMBO, O.; GUIMARÃES, H. M.; LEVY, T. (Org.). Interdisciplinaridade: ontologia. Porto: Campo das Letras, 2006. p. 161-175.

Downloads

Publicado

25-09-2022

Como Citar

ALENCAR , Marina de Alcântara; SANTOS , Jacielle da Silva; SILVA , Cícero da. Sobre transdisciplinaridade no ensino de línguas na BNCC: algumas reflexões. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022008, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1587. Acesso em: 29 mar. 2024.