Sobre la transdisciplinariedad en la enseñanza de idiomas en el BNCC: algunas reflexiones

Autores/as

  • Marina de Alcântara Alencar Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Jacielle da Silva Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Cícero da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Palabras clave:

Lengua extranjera. Plan de estudios. Inter/transdisciplinariedad.

Resumen

Este ensayo defiende la tesis de la necesidad de la transdisciplinariedad en la enseñanza de idiomas para que se puedan materializar las competencias establecidas en la Base Curricular Nacional Común (BNCC). La metodología del trabajo se realizó a través de la investigación bibliográfica sobre el tema y el análisis del documento. Inicialmente, se desarrolla una reflexión sobre los conceptos de inter/transdisciplinariedad y sus aportaciones a la labor docente. A continuación, se reflexiona sobre cómo aparece este concepto en el BNCC y cómo puede contribuir a redefinir el trabajo en el aula. Para esta discusión, se utilizaron los fundamentos de Nicolescu (1999), Fazenda (2008), Santos (2008), Brasil (2017), entre otros. Así, se concluye que la BNCC como documento guía carece de una especificación sobre el o los conceptos de interdisciplinariedad que la rigen y también sobre cómo los profesores deben trabajar la interdisciplinariedad en el aula, al relacionar contenidos de diversas áreas.

Biografía del autor/a

Marina de Alcântara Alencar , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutoranda em LETRAS pela UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins. Professora do curso de Direito da FACIT-Faculdade de Ciências do Tocantins. Mestre em Planejamento Urbano/Demografia pelo Programa de Pós Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Bolsista Capes no período de 2019-2020, auxiliando na coordenação da Pós Graduação e desenvolvendo trabalhos na área de Patrimônio e Direito Ambiental. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins, e do grupo de pesquisa Memórias Coletivas, Educação, Ambiente e Patrimônio, da Universidade Federal do Tocantins. É advogada e bacharel em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), foi Bolsista do ProCient - Programa de Iniciação Científica da FACDO no período de 2013-2015 desenvolvendo pesquisas e extensão universitária na área de Mediação e Conciliação. É integrante da Academia de Letras Juvenil de Araguaína (ALJUVA) e autora do livro de poesias 'Desintegrante', desenvolvendo palestras nas escolas sobre leitura e poesias. Tem experiência na área de Direito e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Análise de Discurso, Paleontologia, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Ambiental e vulnerabilidades. 

Jacielle da Silva Santos , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura  PPGLLIT na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Professora da Educação Básica, SEDUC-TO. Membro do Grupo de Estudos do Sentido - GESTO (UFNT); do Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino - GELIPE (UFNT) e do grupo  Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização (UNIOESTE). Desenvolve pesquisas sobre Narrativas de memória como testemunho no contexto do Norte do Brasil, relacionada a linha de pesquisa Práticas discursivas em contexto de formação. Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS/UFT). Possui Especialização em Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA/2009) e Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2008). Durante a Licenciatura em Letras foi bolsista do programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT/NUCLEART) e de Iniciação Científica (CNPQ/PIBIC). Após a graduação foi tutora na área de Linguagens e Letramentos de programa de alfabetização do FNDE/MEC Pró-Letramento/Linguagem (CAPES/UNB). Desenvolveu pesquisa-ação sobre (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS., relacionada à área de concentração em Linguagens e Letramento e linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, Ensino de Língua e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva aplicada ao ensino de língua e literatura, letramento(s); identidade(s) e formação de professores. 

Cícero da Silva , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doctorado en Letras: Enseñanza de Lengua y Literatura en la Universidad Federal de Tocantins (UFT). Profesor Adjunto de la Universidad Federal de Tocantins, donde trabaja en el Programa de Postgrado en Letras: Enseñanza de Lengua y Literatura y en el Grado en Educación del Campo: Artes y Música. Líder del Grupo de Estudios e Investigación en Educación del Campo (Gepec/UFT/CNPq). Tiene experiencia en Lingüística Aplicada y Educación del Campo, trabajando principalmente en los siguientes temas: enseñanza de la lengua portuguesa, géneros discursivos, material didáctico, alfabetización, prácticas pedagógicas en Educación del Campo/Pedagogía de la Alternancia. Es miembro de la Asociación Brasileña de Lingüística (ABRALIN) y de la Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

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Publicado

25-09-2022

Cómo citar

ALENCAR , Marina de Alcântara; SANTOS , Jacielle da Silva; SILVA , Cícero da. Sobre la transdisciplinariedad en la enseñanza de idiomas en el BNCC: algunas reflexiones. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022008, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1587. Acesso em: 3 jul. 2024.