Língua Espanhola nas provas do ENEM – considerações sobre as concepções de ensino/aprendizagem presentes nas provas de 2015 e 2016
Palabras clave:
ENEM; Español, Concepciones de enseñanza/aprendizaje.Resumen
Considerando la gran influencia del ENEM en los procesos educacionales brasileños, en sus participantes y en los productos de enseñanza/aprendizaje y la consecuente importancia de que los profesores de español de la Enseñanza Media entiendan las concepciones que están presentes en esta prueba, este artículo tiene el objetivo de comprender qué (cuáles) concepción(es) de enseñanza/aprendizaje subyace(n) a la prueba de Lengua Extranjera Moderna: Español. La metodología de la investigación se ancló en el análisis de las pruebas de 2015 y 2016. Como resultado principal, identificamos una concepción sociocultural subsidiando tanto las directrices cuanto las cuestiones, y un rasgo relativo a las estrategias de lecturas utilizadas en la resolución de las cuestiones.
Citas
BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N.) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Matriz de Referência Enem. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf.> Acesso em 15 de mai. de 2017.
FRIEDRICH, J. Lev Vigostki – Mediação, aprendizagem e desenvolvimento: Uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2012.
GUIZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MORATO. E. M. Linguagem e cognição: as reflexões de L.S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. São Paulo: Plexus Editora, 1996.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para cidadania. Disponível em: < http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1550458&key=1f4fb3c1553ab32346e28dba83b885af>. Acesso em 28 de jun. de 2017.
VIGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
SCARAMUCCI, M. V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 43 (2): 203-226, Jul./Dez. 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.