Língua Espanhola nas provas do ENEM – considerações sobre as concepções de ensino/aprendizagem presentes nas provas de 2015 e 2016
Keywords:
ENEM; Espanhol; Concepções de ensino/aprendizagemAbstract
Considerando a grande influência do ENEM nos processos educacionais brasileiros, nos seus participantes e nos produtos do ensino/aprendizagem e a consequente importância de os professores de espanhol do Ensino Médio entenderem as concepções que estão presentes nesta prova, este artigo tem o objetivo de compreender que(quais) concepção(ões) de ensino/aprendizagem subjaz(em) à prova de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol. A metodologia da pesquisa baseou-se na análise dos indícios teóricos presentes na Matriz de Referência das línguas estrangeiras e nas questões das provas de 2015 e 2016. Como resultado principal, identificamos uma concepção sociocultural subsidiando tanto as diretrizes como as questões, e um traço relativo às estratégias de leitura utilizadas na resolução das questões.
References
BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N.) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Matriz de Referência Enem. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf.> Acesso em 15 de mai. de 2017.
FRIEDRICH, J. Lev Vigostki – Mediação, aprendizagem e desenvolvimento: Uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2012.
GUIZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MORATO. E. M. Linguagem e cognição: as reflexões de L.S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. São Paulo: Plexus Editora, 1996.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para cidadania. Disponível em: < http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1550458&key=1f4fb3c1553ab32346e28dba83b885af>. Acesso em 28 de jun. de 2017.
VIGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
SCARAMUCCI, M. V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 43 (2): 203-226, Jul./Dez. 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.