INGLÊS PARA FINS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Authors

  • Simone Damião Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Mercedes Ribeiro Padilha Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Carvalho Schmidt Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

Este trabalho objetiva estimular pesquisas referentes ao ensino de um Inglês que auxilie os alunos da modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tanto a compreender o conteúdo, quanto a reconhecerem-no em seu dia a dia. Para tanto, relata a experiência adquirida por meio da observação e de aulas ministradas a duas turmas da EJA, realizadas em uma escola municipal do Estado do Rio Grande do Sul. Tais turmas totalizavam 17 participantes, sendo compostas uma por 2 alunos da etapa 3 e a outra por 15 estudantes da etapa 4. O material disponibilizado aos alunos consistia em um texto no formato Curriculum Vitae, seguido de atividades, desenvolvido a fim de se adequar ao contexto dos estudantes - que ou estavam inseridos no mercado de trabalho, ou estavam prestes a inserir-se. Tanto a fase de observação quanto a de aplicação de atividades formaram uma experiência positiva que demonstrou que o potencial dos alunos pode ser alto quando as aulas são adaptadas ao seu contexto. O projeto desenvolvido mostrou que alterações são necessárias para se alcançar melhor aproveitamento e eficiência no ensino de alunos da EJA.

Author Biographies

Simone Damião Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda de Letras Inglês

Ana Mercedes Ribeiro Padilha, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda de Letras Inglês

Ana Paula Carvalho Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Letras/Estudos Linguísticos

Published

22-12-2020

How to Cite

MACHADO, Simone Damião; PADILHA, Ana Mercedes Ribeiro; SCHMIDT, Ana Paula Carvalho. INGLÊS PARA FINS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e020008, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/745. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Relatos de experiência