The NEPLA Group research: theoretical and methodological contributions of Critical Discourse Analysis to the study of discourse practices

Authors

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá (DEPLA-UNIFAP)
  • Joyce Vitória Martins Cruz Universidade Federal do Amapá

Keywords:

Discursive practices. Critical Discourse Analysis. Social networks.

Abstract

This article, of theoretical, descriptive and analytical nature, presents, at first, the theoretical and epistemological framework which is the basis for the studies developed by the research group Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada, located at the Universidade Federal do Amapá. Next, it describes and contextualizes the methodological option adopted by the group to carry out the studies on discursive practices in the field of linguistic studies. Finally, it presents and discusses a brief overview of the studies developed by the group members and brings an analysis of two research projects that dealt with discursive practices in the social network Facebook and shows the contributions of our studies that are aligned with the view of language/discourse as a social practice, as proposed by Critical Discourse Analysis.

Author Biographies

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá (DEPLA-UNIFAP)

Pós-doutor pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores. Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens, Educação Linguística. Professor Adjunto  de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá, docente do Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLET/UNIFAP e líder do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq-UNIFAP).

Joyce Vitória Martins Cruz , Universidade Federal do Amapá

Graduanda do 9º semestre do curso de Licenciatura Plena em Letras Português-Francês na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente, participou do Programa Voluntário de Iniciação Científica - PROVIC, no projeto de pesquisa "Discurso, Poder e Identidades nas Redes Sociais e em novos espaços de sociabilidades", com o trabalho "O ciberfeminismo e ativismo feminista na página do Facebook Feminismo Marxista". Atuou como residente pedagógica no Programa de Residência Pedagógica instituído pela Universidade Federal do Amapá e coordenado pela CAPES. Ainda como pesquisadora voluntária de iniciação científica PROVIC - UNIFAP vinculada ao Núcleo Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq - UNIFAP), finalizou outro trabalho dentro do projeto de pesquisa "Discurso, Poder e Identidades nas Redes Sociais e em novos espaços de sociabilidades", intitulado "Vozes que ecoam nas redes sociais: o ciberfeminismo, o ativismo digital e discurso de divulgação do feminismo"

References

ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BESSA, D.; SATO, D. T. B. Categorias de análise. In: BATISTA JUNIOR, J. R. L.; SATO, D. T. B.; MELO, I. F. de. (Orgs.). Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018, p. 124-157.

BHASKAR, R. Scientific realism and human emancipation. London: Verso, 1986.

CAVALCANTI, M. C. Um olhar metateórico e metametodológico em pesquisa em linguística aplicada: implicações éticas e políticas. In: MOITA LOPES, L.P. (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. pp. 233-252.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity. Rethinking critical Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

COSTA DE PAULA, R. "Não quero ser branca não. Só quero um cabelo bom, cabelo bonito!": performances de corpos/cabelos de adolescentes negras em práticas informais de letramento. Campinas, SP: [s.n.], 2010, 313p. (Doutorado em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos de Linguagem) Faculdade de Letras, Universidade Estadual de Campinas, 2010.

CRUZ, J. V. Vozes que ecoam nas redes sociais: o ciberfeminismo, o ativismo digital e discurso de divulgação do feminismo. 2018. Relatório de Iniciação Científica – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018.

CRUZ, J. V. O ciberfeminismo e ativismo feminista na página do Facebook Feminismo Marxista. 2020. Relatório de Iniciação Científica – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020.

FAIRCLOUGH, N. Discurso, mudança e hegemonia. In: PEDRO, E. R. (Org.). Análise crítica do discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Editorial Caminho,1997. p. 77-103.

FAIRCLOUGH, N. L. Language, ideology and power. In: FAIRCLOUGH, N. L. Critical discourse analysis: the critical study of language. Edinburg: Pearson, 1995. pp. 21-84.

FAIRCLOUGH, N. Teoria social do discurso. In: FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018 [2001]. p. 93-177.

FAIRCLOUGH, N. Analyzing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Language and Power New York: Longman, 1989.

FEMINISMO MARXISTA. Considere o comunismo. Go communist. Brasil, 2 abr. 2019. Facebook: Feminismo Marxista. Disponível em: <https://www.facebook.com/feminismomarxista/posts/2363691200542252>. Acesso em: 15 mar. 2021.

FOWLER, R; HODGE, B; KRESS, G; TREW, T. Language and Control. Londres/ Nueva York: Routledge, 1979.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GOMES, R.; SIQUEIRA, J.; E. Práticas discursivas e performances de masculinidades hegemônicas em novos espaços de letramentos digitais. 2017. Relatório de Iniciação Científica – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic: the social intepretation of language and meaning. Baltimore, MD: University Park Press, 1978.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HINE, C. Virtual Ethnography. London: Sage, 2000.

KOZINETS, R. V. Planejamento e entrada. In: KOZINETS, R. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 74-91.

KRESS, G; HODGE, R. Language as Ideology. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1979.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Panorama da coleta de dados na pesquisa qualitativa. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL (Orgs.) Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008, p.149-166.

MAGALHÃES, I. Introdução: a análise de discurso crítica. D.E.L.T.A., v. 21, n. especial, p. 1-9, 2005.

MARTA UGARTE: la profesora militante lanzada al mar por la Dictadura. Mundo Obrero Chile. Chile, 5 set. 2019. Laizquierda Diario. Disponível em: <http://www.laizquierdadiario.cl/Marta-Ugarte-la-profesora-militante-lanzada-al-mar-por-la-Dictadura-137517.> Acesso em: 26 mar. 2021.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 7-46, jan, 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9068. Acesso em: 25 mar. 2021.

MOITA LOPES, L.P. Linguística aplicada e vida contemporânea – Problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 85-107.

MUÑOZ, G. Especial a 46 años del golpe: Marta Ugarte: la professora militante lanzada al mar por la Dictadura. Laizquierda Diario: Mundo Obrero Chile, Chile, 2019. Disponível em: <http://www.laizquierdadiario.cl/Marta-Ugarte-la-profesora-militante-lanzada-al-mar-por-la-Dictadura-137517>. Acesso em: 20 jul. 2020.

ORMUNDO, J. S. Reconfiguração da linguagem na globalização. 2007. 127f. Tese (Doutorado em linguística) – Programa de Pós-graduação em linguística, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

PEREIRA, D.V.; COURA, F. N.; ARAÚJO, N. E. S. Feminismos: luta pela equidade de gênero, justiça social e direito pelos corpos. VI Seminário Cetros crise e mundo do trabalho no Brasil desafios para a classe trabalhadora, Ceará, p. 4, ago. 2018. Disponível em: <http://redeminas.tv/wp-content/uploads/2019/05/feminismos.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2021.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica. Linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

RAMALHO, V. Análise de discurso crítica da publicidade: um estudo sobre a promoção de medicamentos no Brasil. Covilhã: LabCom, 2010a. Disponível em: http://www. livroslabcom.ubi.pt/sinopse/ramalho-analise-2010.html. Acesso em: 12 maio 2021.

RAMALHO, V.; RESENDE, V. de M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.

RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.

RESENDE, V. M. Análise de discurso crítica: reflexões teóricas e epistemológicas quase excessivas de uma analista obstinada. In: RESENDE, V. M; REGIS, S. J. (Org.) Outras perspectivas em análise de discurso crítica. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, p. 11-52.

RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica: uma reflexão acerca dos desdobramentos recentes da teoria social do discurso. ALED/Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso, v. 5, n. 1, 2005, p. 27‐50.

RODRIGUES-JÚNIOR, A. S. Análise crítica do discurso: modismo, teoria ou método? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 99-132, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/tTPqp7LxkpxcF5tQDrXmyTb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 maio 2021.

ROJO, R. H. R. Fazer Linguística Aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p.253-276.

SANTOS, G. P.; RESENDE, V. M. A Análise de Discurso Crítica e o social na Linguística: uma questão de identidade(s). In: Kleber Silva; Júlio Araújo. (Org.). Letramentos, discursos midiáticos e identidades: novas perspectivas. Campinas: Pontes, 2015. p. 73-98.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

WODAK, R. Do que trata a ACD – um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Revista Linguagem em (Dis)curso. 2004. v.4, n. Especial, p. 223-243.

PURESA, M. V. Discursos sobre materiais didáticos digitais para o ensino de língua portuguesa: um estudo à luz da Análise Crítica do Discurso. 2017. Relatório de Iniciação Científica – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017.

PURESA, M. V. Questões identitário-culturais e interculturalidade em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo à luz da Análise Crítica do Discurso. 2017. Relatório de Iniciação Científica – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017.

PURESA, M. V. Significados representacionais e identificacionais: discursos de professores sobre multiculturalidade nas aulas de Língua Portuguesa. 2019. Monografia (Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019.

Published

30-12-2021

How to Cite

GOMES, Rosivaldo; CRUZ , Joyce Vitória Martins. The NEPLA Group research: theoretical and methodological contributions of Critical Discourse Analysis to the study of discourse practices . Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021006, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1794. Acesso em: 22 nov. 2024.