Reflections on gender and sexuality: training English teachers for LGBTQIA+ realities

Authors

  • Rafael de Sousa Lopes Nascimento, POSLIN-Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Keywords: Teacher training. LGBTQIA realities. Gender and sexuality.

Abstract

This work aims to instigate reflections on the training of English teachers for the so-called peripheral, marginalized and vulnerable LGBTQIA+ realities. Therefore, we bring the lenses of the gender and sexuality theme, queer theory, framing and the ethics of non-violence by Judith Butler. Our aim is to show that there is a need to revisit BNC-formação since it is urgent for English teachers to become critical of LGBTQIA+ issues.

 

 

 

Author Biography

Rafael de Sousa Lopes Nascimento, , POSLIN-Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG, pesquisou a realidade de uma professora de inglês trans pelas lentes dos Estudos Queer e da Psicanálise. Bacharel em Língua Inglesa (UFMG 2018), pesquisou o ensino de inglês mediado por música no desenvolvimento de habilidades de speaking em turmas do 7º ano da Escola Eli Horta Costa (Contagem-MG). É membro do Coletivo Sou Freire: Formação de Professores de Línguas para a Luta Social UFMG-UFOP) e professor assistente nos projetos CONCOL (Projeto ContinuAÇÃO Colaborativa) e EDUCONLE (Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras) na UFMG onde auxilia na formação de professores de inglês da rede pública com as seguintes temáticas: music and pronunciation; accent reduction; spaced repetition system (SRS). É, também, Secretário Executivo Trilíngue (UNINTER (2018) e pós-graduado em Assessoria Executiva (UNINTER 2019), com interesse nas seguintes temáticas: tomada de decisão e gestão da informação. No campo da Linguística Aplicada, possui interesse em: ensino de inglês e música, formação de professores (identidade e subjetividade), letramento crítico, análise do discurso, teoria queer e psicanálise. Nas artes, é formado em violão clássico e canto profissional pelo Conservatório Estadual de Varginha. Possui registro na Ordem dos Músicos do Brasil desde 2007. Atualmente é discente em Letras (Licenciatura-Inglês) na Universidade Estácio de Sá e discente em Bacharelado em Psicanálise no Centro Universitário UNINTER.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 27 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, nº 247, 23.12.2019, Seção 1, p.115, 2019.

BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2011, n.1, p. 13-33.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, J. Caminhos Divergentes. São Paulo: Boitempo, 2017.

DANNER, F.. O Sentido da Biopolítica em Michel Foucault. Estudos Filosóficos (impresso), v. 04, p. 191-210, 2010. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/estudosfilosoficos/article/view/2357/1630 Acesso: 10 abr. 2021.

EDELMAN, Lee (2021). O futuro é coisa de criança: teoria queer, desidentificação e a pulsão de morte. Periódicus, 14(2), 248–275.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FREUD, S. (1930-1936). Mal-estar na Civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LIMA, F. (2014). É possível um ESTADO* que abarque a multidão queer? Breves considerações sobre a política sexual na biopolítica contemporânea. Revista Periódicus, 1(1).

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2013.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3. ed Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

MONTEIRO, S. A. de S.; RIBEIRO, P. R. M. (2020). Sexualidade e Gênero na atual BNCC: possibilidades e limites. Pesquisa e Ensino, 1, e202011. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/626 Acesso: 27 fev. 2021.

PELÚCIO, Larissa. Breve História Afetiva de uma Teoria Torcida. Revista Florestan Fernandes - Dossiê Queer, v. 02, p. 26-45, 2014.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667 Acesso: 27 fev. 2021

TENÓRIO, L. F. P.; PRADO, M. A. M. (2016). As contradições da patologização das identidades trans e argumentos para a mudança de paradigma. Revista Periódicus, 1(5), 41-55.

Published

17-08-2022

How to Cite

NASCIMENTO, , Rafael de Sousa Lopes. Reflections on gender and sexuality: training English teachers for LGBTQIA+ realities. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022003, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1674. Acesso em: 22 nov. 2024.