Reflexões sobre gênero e sexualidade: a formação de professores de inglês para as realidades LGBTQIA+

Autores

  • Rafael de Sousa Lopes Nascimento POSLIN-Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Palavras-chave: Formação de professores. Realidades LGBTQIA . Gênero e sexualidade.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade instigar reflexões acerca da formação de professores de inglês para as realidades LGBTQIA+ ditas periféricas, marginalizadas e em vulnerabilidade. Trazemos, para tanto, as lentes da temática de gênero e sexualidade,da teoria queer, enquadramento e a ética da não violência de Judith Butler. Nosso intuito é mostrar que há a necessidade de se revisitar a BNC-formação uma vez que é urgente, para os professores de inglês, se formarem críticos das questões LGBTQIA+.

 

 

Biografia do Autor

Rafael de Sousa Lopes Nascimento , POSLIN-Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG, pesquisou a realidade de uma professora de inglês trans pelas lentes dos Estudos Queer e da Psicanálise. Bacharel em Língua Inglesa (UFMG 2018), pesquisou o ensino de inglês mediado por música no desenvolvimento de habilidades de speaking em turmas do 7º ano da Escola Eli Horta Costa (Contagem-MG). É membro do Coletivo Sou Freire: Formação de Professores de Línguas para a Luta Social UFMG-UFOP) e professor assistente nos projetos CONCOL (Projeto ContinuAÇÃO Colaborativa) e EDUCONLE (Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras) na UFMG onde auxilia na formação de professores de inglês da rede pública com as seguintes temáticas: music and pronunciation; accent reduction; spaced repetition system (SRS). É, também, Secretário Executivo Trilíngue (UNINTER (2018) e pós-graduado em Assessoria Executiva (UNINTER 2019), com interesse nas seguintes temáticas: tomada de decisão e gestão da informação. No campo da Linguística Aplicada, possui interesse em: ensino de inglês e música, formação de professores (identidade e subjetividade), letramento crítico, análise do discurso, teoria queer e psicanálise. Nas artes, é formado em violão clássico e canto profissional pelo Conservatório Estadual de Varginha. Possui registro na Ordem dos Músicos do Brasil desde 2007. Atualmente é discente em Letras (Licenciatura-Inglês) na Universidade Estácio de Sá e discente em Bacharelado em Psicanálise no Centro Universitário UNINTER.

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Publicado

17-08-2022

Como Citar

NASCIMENTO, , Rafael de Sousa Lopes. Reflexões sobre gênero e sexualidade: a formação de professores de inglês para as realidades LGBTQIA+. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022003, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1674. Acesso em: 22 nov. 2024.