Reflexiones sobre género y sexualidad: capacitando a profesores de inglés para las realidades LGBTQIA +

Autores/as

  • Rafael de Sousa Lopes Nascimento, POSLIN-Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Palabras clave: Formación docente. Realidades LGBTQIA . Género y sexualidad.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo suscitar reflexiones sobre la formación de profesores de inglés para las llamadas realidades LGBTQIA +, periféricas, marginadas y vulnerables. Por lo tanto, traemos las lentes del tema de género y sexualidad, teoría queer, encuadre y la ética de la no violencia de Judith Butler. Nuestro objetivo es mostrar que existe la necesidad de revisar la BNC-formación, ya que es urgente que los profesores de inglés se vuelvan críticos con los problemas LGBTQIA +.

 

Biografía del autor/a

Rafael de Sousa Lopes Nascimento, , POSLIN-Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG, pesquisou a realidade de uma professora de inglês trans pelas lentes dos Estudos Queer e da Psicanálise. Bacharel em Língua Inglesa (UFMG 2018), pesquisou o ensino de inglês mediado por música no desenvolvimento de habilidades de speaking em turmas do 7º ano da Escola Eli Horta Costa (Contagem-MG). É membro do Coletivo Sou Freire: Formação de Professores de Línguas para a Luta Social UFMG-UFOP) e professor assistente nos projetos CONCOL (Projeto ContinuAÇÃO Colaborativa) e EDUCONLE (Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras) na UFMG onde auxilia na formação de professores de inglês da rede pública com as seguintes temáticas: music and pronunciation; accent reduction; spaced repetition system (SRS). É, também, Secretário Executivo Trilíngue (UNINTER (2018) e pós-graduado em Assessoria Executiva (UNINTER 2019), com interesse nas seguintes temáticas: tomada de decisão e gestão da informação. No campo da Linguística Aplicada, possui interesse em: ensino de inglês e música, formação de professores (identidade e subjetividade), letramento crítico, análise do discurso, teoria queer e psicanálise. Nas artes, é formado em violão clássico e canto profissional pelo Conservatório Estadual de Varginha. Possui registro na Ordem dos Músicos do Brasil desde 2007. Atualmente é discente em Letras (Licenciatura-Inglês) na Universidade Estácio de Sá e discente em Bacharelado em Psicanálise no Centro Universitário UNINTER.

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Publicado

17-08-2022

Cómo citar

NASCIMENTO, , Rafael de Sousa Lopes. Reflexiones sobre género y sexualidad: capacitando a profesores de inglés para las realidades LGBTQIA +. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022003, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1674. Acesso em: 3 jul. 2024.