BNCC, BNC-formação e reforma do ensino médio: o que essas três propostas de alteração curricular têm em comum?

Authors

  • Henrique Campos Freitas Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba
  • Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG - POSLIN/UFMG

Keywords:

BNCC. BNC-Teacher training. High School Reform.

Abstract

This article looks at the “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), which has its initial proposal to establish knowledge, skills, and abilities to students, from a critical perspective, since behind its approval there are political and economic interests. The general objective is to present an overview of BNCC, BNC-Teacher Training, and High School Reform, to establish a parallel in the profile of teachers and students in training. We also discussed the main impacts of these curricular changes for Brazilian education in the coming years, as well as presenting the theoretical foundation on the panorama of the history and the implementation of these changes, possible convergent points, and the reflexes for the educational future.

Author Biographies

Henrique Campos Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba

Doutorando em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais - POSLIN/UFMG), mestre em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Uberlândia - PPGEL/UFU), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER), licenciado em Letras-Português e Inglês (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM) e técnico em Secretariado (SENAC/MG). Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Análise Crítica do Discurso (ACD), Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Sistema de Avaliatividade, Linguística de Corpus (LC), BNCC, Linguística aplicada ao ensino, Educação a distância e Ensino de Língua Portuguesa. Ainda, possui experiência no ensino superior na área de Letras (Linguística e Língua Portuguesa), no ensino fundamental e médio (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e com rotinas administrativas de secretaria escolar.

Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição , Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG - POSLIN/UFMG

Doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino pelo PosLin-UFMG. Mestra em Linguística Aplicada ao Ensino pelo PosLin-UFMG (2018). Estudou como intercambista na Universidade do Minho (Portugal). Graduada em Letras Licenciatura Português (2015) e Letras Licenciatura Espanhol (2016) pela UFMG. Foi professora substituta no IFMG - Campus Avançado Ponte Nova (2020/2021), foi professora substituta do Centro Pedagógico da UFMG (2019/2020); professora de Produção de Texto e de Língua Espanhola no Colégio Noeme Campos (2019), professora bolsista de Língua Portuguesa no Colégio Técnico (COLTEC) da UFMG (2017) e bolsista do CNPQ (2018).

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Published

08-09-2022

How to Cite

CAMPOS FREITAS, Henrique; CONCEIÇÃO , Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da. BNCC, BNC-formação e reforma do ensino médio: o que essas três propostas de alteração curricular têm em comum?. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e021005, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1583. Acesso em: 3 jul. 2024.