BNCC, BNC-formação e reforma do ensino médio: o que essas três propostas de alteração curricular têm em comum?

Authors

  • Henrique Campos Freitas Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba
  • Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG - POSLIN/UFMG

Keywords:

BNCC. BNC-Teacher training. High School Reform.

Abstract

This article looks at the “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), which has its initial proposal to establish knowledge, skills, and abilities to students, from a critical perspective, since behind its approval there are political and economic interests. The general objective is to present an overview of BNCC, BNC-Teacher Training, and High School Reform, to establish a parallel in the profile of teachers and students in training. We also discussed the main impacts of these curricular changes for Brazilian education in the coming years, as well as presenting the theoretical foundation on the panorama of the history and the implementation of these changes, possible convergent points, and the reflexes for the educational future.

Author Biographies

Henrique Campos Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba

Doutorando em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais - POSLIN/UFMG), mestre em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Uberlândia - PPGEL/UFU), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER), licenciado em Letras-Português e Inglês (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM) e técnico em Secretariado (SENAC/MG). Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Análise Crítica do Discurso (ACD), Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Sistema de Avaliatividade, Linguística de Corpus (LC), BNCC, Linguística aplicada ao ensino, Educação a distância e Ensino de Língua Portuguesa. Ainda, possui experiência no ensino superior na área de Letras (Linguística e Língua Portuguesa), no ensino fundamental e médio (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e com rotinas administrativas de secretaria escolar.

Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição , Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG - POSLIN/UFMG

Doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino pelo PosLin-UFMG. Mestra em Linguística Aplicada ao Ensino pelo PosLin-UFMG (2018). Estudou como intercambista na Universidade do Minho (Portugal). Graduada em Letras Licenciatura Português (2015) e Letras Licenciatura Espanhol (2016) pela UFMG. Foi professora substituta no IFMG - Campus Avançado Ponte Nova (2020/2021), foi professora substituta do Centro Pedagógico da UFMG (2019/2020); professora de Produção de Texto e de Língua Espanhola no Colégio Noeme Campos (2019), professora bolsista de Língua Portuguesa no Colégio Técnico (COLTEC) da UFMG (2017) e bolsista do CNPQ (2018).

References

AGUIAR, Márcia Ângela da S.; DOURADO, Luís Fernandes. (Orgs). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018.

ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andréia Ferreira da. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019.

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de.; DAMACENO, Taysa Mercia dos S. Souza. Desafios da BNCC em torno do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Revista de Estudos de Cultura, n. 7, jan. abr., 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formaçao de Professores da Educação Básica. 2018b.

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia. Categoria: BNC Formação de Professores. Disponível em: <https://exnepe.org/category/bnc-formacao-de-professores/> Acesso em 15 mar. 2021.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estud. av., São Paulo, v. 32, n. 93, p. 25-42, Ago. 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 mar. 2021.

FONSECA, Daniel José Rocha. Análise discursiva sobre a Base Nacional Comum Curricular. Dissertação (Mestrado em Educação). Jataí: Universidade Federal de Goiás, 2018.

GERALDI, João Wanderley. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Retratos da Escola: Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) – v.9, n.17, jul./dez. 2015.

HORTA, José Silverio Baia. Direito a educação e obrigatoriedade escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 104, p.5-34, jul. 1998.

MACEDO, Elizabeth. “A Base é a Base”. E o currículo é o quê? In: AGUIAR, Márcia Ângela da S.; DOURADO, Luís Fernandes. (Orgs). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018.

SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados. 2008.

SILVA, Edileuza F.; PAULA, Alessandra V. de. BNCC do Ensino Médio e trabalho pedagógico da escola: propostas da audiência pública de Brasília. In: Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 992-1010, set./dez. 2019. ISSN 1645-1384 (online).

ROCHA, Joelma de Souza. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): ensino de Língua e Política Linguística. Dissertação (Mestrado). Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2019.

TEDESCO, Anderson Luiz.; SCHWENGBER, Ivan Luís. De Husserl a Freire: reflexões sobre o conceito de competência na Base Nacional Comum Curricular. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 5, e2015157, p. 1-12, 2020.

Published

08-09-2022

How to Cite

CAMPOS FREITAS, Henrique; CONCEIÇÃO , Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da. BNCC, BNC-formação e reforma do ensino médio: o que essas três propostas de alteração curricular têm em comum?. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e021005, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1583. Acesso em: 22 nov. 2024.