BNCC, BNC-formação e reforma do ensino médio: o que essas três propostas de alteração curricular têm em comum?

Autores/as

  • Henrique Campos Freitas Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba
  • Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG - POSLIN/UFMG

Palabras clave:

BNCC. BNC-Formación. Reforma de la secundaria.

Resumen

Este artículo observa la Base Nacional Común Curricular (BNCC), que tiene como propuesta inicial establecer conocimientos, competencias y habilidades a los estudiantes, por una perspectiva crítica, una vez que por detrás de su homologación hay intereses políticos y económicos. El objetivo general es presentar un panorama acerca de la BNCC, la BNC-Formación y la Reforma de la secundaria, a fin de establecer un paralelo en el perfil de docente y discente en formación. Discutimos, también, los principales impactos de esas alteraciones curriculares para la educación brasileña en los próximos años, bien como presentamos la fundamentación teórica acerca del panorama de la historia e implementación de esas alteraciones; posibles puntos convergentes y los reflejos para el futuro educacional.

Biografía del autor/a

Henrique Campos Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba

Doutorando em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais - POSLIN/UFMG), mestre em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Uberlândia - PPGEL/UFU), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER), licenciado em Letras-Português e Inglês (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM) e técnico em Secretariado (SENAC/MG). Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Análise Crítica do Discurso (ACD), Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Sistema de Avaliatividade, Linguística de Corpus (LC), BNCC, Linguística aplicada ao ensino, Educação a distância e Ensino de Língua Portuguesa. Ainda, possui experiência no ensino superior na área de Letras (Linguística e Língua Portuguesa), no ensino fundamental e médio (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e com rotinas administrativas de secretaria escolar.

Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição , Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG - POSLIN/UFMG

Doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino pelo PosLin-UFMG. Mestra em Linguística Aplicada ao Ensino pelo PosLin-UFMG (2018). Estudou como intercambista na Universidade do Minho (Portugal). Graduada em Letras Licenciatura Português (2015) e Letras Licenciatura Espanhol (2016) pela UFMG. Foi professora substituta no IFMG - Campus Avançado Ponte Nova (2020/2021), foi professora substituta do Centro Pedagógico da UFMG (2019/2020); professora de Produção de Texto e de Língua Espanhola no Colégio Noeme Campos (2019), professora bolsista de Língua Portuguesa no Colégio Técnico (COLTEC) da UFMG (2017) e bolsista do CNPQ (2018).

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Publicado

08-09-2022

Cómo citar

CAMPOS FREITAS, Henrique; CONCEIÇÃO , Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da. BNCC, BNC-formação e reforma do ensino médio: o que essas três propostas de alteração curricular têm em comum?. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e021005, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1583. Acesso em: 3 jul. 2024.