Um estudo sobre a Cultura Digital e o Perfil dos Professores frente às Propostas da BNCC
Keywords:
BNCC, Digital Culture, Teachers, TeachingAbstract
This research has the profile and the knowledge of Portuguese teachers at the proposals by BNCC as a theme. The main objective is to present the digital culture at the BNCC and to understand how and if the proposals involving digital culture have been consolidating in the pedagogical practices of the Portuguese teachers. Regarding the methodology adopted, we used a bibliographical research – based on Macedo (2014), and Lévy (1999); and field research, through interviews with informants, 12 Portuguese teachers from Xangri-Lá / RS. Digital culture is focused on the textual genres derived from technology that are presented in society – it includes the educational context. Teachers demonstrate ignorance of half of the textual genres presented by BNCC. We identified that teachers are unprepared to act in the perspective of digital culture.
References
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LEITE, Werlayne Stuart Soares; RIBEIRO, Carlos Augusto da Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista internacional de Investigación en Educación, vol. 5, num. 10, julho-dezembro, 2012, pp. 173-187.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Disponível em: <http://www.giulianobici.com/site/fundamentos_da_musica_files/cibercultura.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2018.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: Novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530- 1555, 2014.
MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever? Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 49-63, maio/ago. 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. São Paulo. 2000. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
PEREIRA, Elisabeth Gomes; OLIVEIRA, Lia Raquel. TIC na educação: desafios, conflitos e potencialidades pedagógicas com a Web 2.0. Anais do X colóquio sobre questões curriculares & VI colóquio luso brasileiro de currículo desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte – MG. Setembro, 2012.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, v. 09, n. 5, Outubro, 2001.
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, dez-2003, quadrimestral, p. 23-32.
UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: marco político. Paris: 2008.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Disponível em: <http://www.giulianobici.com/site/fundamentos_da_musica_files/cibercultura.pdf>. Acesso em 12 jul. 2018.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: Novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530- 1555, 2014.
MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever? Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 49-63, maio/ago. 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. São Paulo. 2000. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
PEREIRA, Elisabeth Gomes; OLIVEIRA, Lia Raquel. TIC na educação: desafios, conflitos e potencialidades pedagógicas com a Web 2.0. Anais do X colóquio sobre questões curriculares & VI colóquio luso brasileiro de currículo desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte – MG. Setembro, 2012.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, v. 09, n. 5, Outubro, 2001.
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, dez-2003, quadrimestral, p. 23-32.
UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: marco político. Paris: 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.