Um estudo sobre a Cultura Digital e o Perfil dos Professores frente às Propostas da BNCC

Autores

  • Tarcisio Oliveira Brambila Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

BNCC, Cultura Digital, Professores, Ensino

Resumo

Esta pesquisa tem como tema o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente às propostas da BNCC. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Lévy (1999); e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital.

Biografia do Autor

Tarcisio Oliveira Brambila , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Língua Portuguesa na Educação Básica e doutorando em Letras (UFRGS). Tem graduação em Letras/Português e Inglês (FAPA), pós-graduação em Informática Instrumental para Professores (UFRGS) e mestrado em Estudos da Linguagem (UFRGS).

Referências

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Publicado

18-08-2022

Como Citar

OLIVEIRA BRAMBILA, , Tarcisio. Um estudo sobre a Cultura Digital e o Perfil dos Professores frente às Propostas da BNCC. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022002, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1449. Acesso em: 20 abr. 2024.