Novos recursos e velhos impasses

Authors

  • Florisa de Lourdes Brito Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Writing Learning. Distance Learning. Rarefaction of discourse. Disciplinary Society.

Abstract

The present article aims to approach two recurrent questions about Teaching, which are, on one side, the unsatisfactory rates of writing learning and, on the other side, the correlation between Distance Learning and Learning quality; aiming to point similarities between these discussion scenarios, as long as to indicate underlying elements to them. Amongst the theoretical references, the relevance of Benveniste and Marcuschi is highlighted for the first theme; the contributions of Foucault, on the other hand, through the ways of discursive events and the disciplinary society, give possible interpretations for elements that tend to remain silenced on such discussions. It is inferred that, under explicit acting and argumentation, governance tactics of the disciplinary society, to which the learning system is part of, might be quietly put to work.

Author Biography

Florisa de Lourdes Brito , Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), tendo realizado pesquisa voltada para o ensino-aprendizagem de línguas, mediado por novas tecnologias. Graduada em Letras (Bacharelado em Francês e Literaturas de Língua Francesa) pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Diploma DELE de nível C-2 (superior) em espanhol, pelo Instituto Cervantes. Formação Profissional para Tradutores: Espanhol / Português/Espanhol, por Curso Abierto Idiomas e Traduções. Atuou no ensino de linguagem verbal, especialmente aperfeiçoamento em leitura e produção de textos, no âmbito de cursos universitários e outros. Exerceu predominantemente atividades profissionais não acadêmicas, no setor público e privado. Faz traduções de francês e de espanhol. Presta assessoria linguística (português) em trabalhos acadêmicos (especialmente em nível de pós-graduação) e textos publicáveis, dentre outros casos. Ministra aulas personalizadas na área de linguagem, abrangendo português, francês e espanhol. Site pessoal de conteúdo: www.florisabrito.me

References

ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. 5. ed. São Paulo: Parábola, 2009. Disponível em: <https://kupdf.net/download/antunes-irande-lutar-com-palavraspdf_5af231e8e2b6f5fa4ff48deb_pdf> Acesso em: 21 jan. 2021.
BENVENISTE, E. Problèmes de linguistique générale, 1. Paris: Gallimard, 1966.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999. Disponível em: <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/centrocultural/ foucault_ vigiar_punir.pdf> Acesso em: 21 jan. 2021.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. Disponível em: <http://dlm.fflch.usp.br/sites/dlm.fflch.usp.br/files/MARCUSCHI-Luiz-Antonio__O-processo-de-producao-textual.pdf> Acesso em: 21 jan. 2021.
MILNER, J. De l’école. Paris : Éditions du Seuil, 1984.
POSSENTI, S. Por que (não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
UFMG.BR. [Site institucional]. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/professores-compartilham-desafios-e-estrategias-para-ensino-remoto-emergencial> Acesso em: 21 jan. 2021.

Published

29-01-2021

How to Cite

BRITO , Florisa de Lourdes. Novos recursos e velhos impasses. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021001, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1385. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos linguísticos