Novos recursos e velhos impasses
Palavras-chave:
Aprendizagem de escrita. Ensino a distância. Rarefação do discurso. Sociedade disciplinar.Resumo
O objetivo do presente artigo é abordar duas questões recorrentes na temática do ensino, que são, de um lado, os índices insatisfatórios da aprendizagem de escrita e, de outro, a relação entre ensino a distância e qualidade de ensino; com o intuito de apontar semelhanças entre os cenários dessas discussões, bem como indicar elementos subjacentes aos mesmos. Dentre as referências teóricas, destacamos a relevância de Benveniste e Marcuschi, no tocante à apresentação do primeiro tema; e as contribuições de Foucault, pelas vias do acontecimento discursivo e da sociedade disciplinar, no que concerne a possíveis interpretações para elementos que tendem a permanecer silenciados nas discussões de que se trata. Inferimos que, sob as atuações e os argumentos explícitos, podem funcionar, discretamente, táticas de governamento da sociedade disciplinar, da qual o sistema de ensino é parte integrante.
Referências
BENVENISTE, E. Problèmes de linguistique générale, 1. Paris: Gallimard, 1966.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999. Disponível em: <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/centrocultural/ foucault_ vigiar_punir.pdf> Acesso em: 21 jan. 2021.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. Disponível em: <http://dlm.fflch.usp.br/sites/dlm.fflch.usp.br/files/MARCUSCHI-Luiz-Antonio__O-processo-de-producao-textual.pdf> Acesso em: 21 jan. 2021.
MILNER, J. De l’école. Paris : Éditions du Seuil, 1984.
POSSENTI, S. Por que (não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
UFMG.BR. [Site institucional]. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/professores-compartilham-desafios-e-estrategias-para-ensino-remoto-emergencial> Acesso em: 21 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.