Um estudo sobre a Cultura Digital e o Perfil dos Professores frente às Propostas da BNCC

Autores

  • Tarcisio Oliveira Brambila Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

BNCC, Cultura Digital, Professores, Ensino

Resumo

Esta pesquisa tem como tema o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente às propostas da BNCC. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Lévy (1999); e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital.

Biografia do Autor

Tarcisio Oliveira Brambila , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Língua Portuguesa na Educação Básica e doutorando em Letras (UFRGS). Tem graduação em Letras/Português e Inglês (FAPA), pós-graduação em Informática Instrumental para Professores (UFRGS) e mestrado em Estudos da Linguagem (UFRGS).

Referências

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LEITE, Werlayne Stuart Soares; RIBEIRO, Carlos Augusto da Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista internacional de Investigación en Educación, vol. 5, num. 10, julho-dezembro, 2012, pp. 173-187.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Disponível em: <http://www.giulianobici.com/site/fundamentos_da_musica_files/cibercultura.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2018.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: Novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530- 1555, 2014.

MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever? Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 49-63, maio/ago. 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. São Paulo. 2000. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

PEREIRA, Elisabeth Gomes; OLIVEIRA, Lia Raquel. TIC na educação: desafios, conflitos e potencialidades pedagógicas com a Web 2.0. Anais do X colóquio sobre questões curriculares & VI colóquio luso brasileiro de currículo desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte – MG. Setembro, 2012.

PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, v. 09, n. 5, Outubro, 2001.

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, dez-2003, quadrimestral, p. 23-32.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: marco político. Paris: 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Disponível em: <http://www.giulianobici.com/site/fundamentos_da_musica_files/cibercultura.pdf>. Acesso em 12 jul. 2018.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: Novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530- 1555, 2014.

MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever? Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 49-63, maio/ago. 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. São Paulo. 2000. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

PEREIRA, Elisabeth Gomes; OLIVEIRA, Lia Raquel. TIC na educação: desafios, conflitos e potencialidades pedagógicas com a Web 2.0. Anais do X colóquio sobre questões curriculares & VI colóquio luso brasileiro de currículo desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte – MG. Setembro, 2012.

PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, v. 09, n. 5, Outubro, 2001.

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, dez-2003, quadrimestral, p. 23-32.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: marco político. Paris: 2008.

Downloads

Publicado

18-08-2022

Como Citar

OLIVEIRA BRAMBILA, , Tarcisio. Um estudo sobre a Cultura Digital e o Perfil dos Professores frente às Propostas da BNCC. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022002, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1449. Acesso em: 22 nov. 2024.