Informações para Revisores

INFORMAÇÕES PARA REVISORES

Ao aceitar ser revisor de um manuscrito, atente-se para os seguintes pontos:


1. O Revisor é responsável por checar se o texto é configurado como plágio ou auto-plágio. Para isso, existem ferramentas que podem ser utilizadas, por exemplo as ferramentas gratuitas: CopySpider(baixe o software gratuitamente aqui); NoPlag (acesse aqui); Grammarly (acesse aqui). Existem outras, então pode ser a de sua preferência.

Considera-se também importante a detecção de textos provenientes de inteligência artificial, já que podem gerar textos com informações não verdadeiras, plágio ou auto-plágio. Algumas ferramentas podem ser utilizadas para essa verificação, como por exemplo: Hive AI (baixe gratuitamente a extensão aqui); Giant Language Model Test Room (baixe aqui); ZeroGPT (acesse aqui); Detector Content at Scale (acesse aqui). Existem outras, então pode ser a de sua preferência.

Quando for preencher o formulário específico de avaliação, terá uma pergunta sobre plágio, que deve ser marcada conforme resultado de um software anti-plágio. Considera-se como plágio mais do que 5% de similaridade.

2. As sugestões devem ser feitas com relação ao conteúdo do manuscrito, inclusive legibilidade de figuras/tabelas/gráficos/etc e também com relação às normas de escrita, que podem ser consultadas aqui.

3. Você poderá fazer as sugestões referentes à avaliação do manuscrito no formulário próprio (acessado por meio do URL enviado por e-mail (junto com o convite de avaliação), mas também poderá fazer em um arquivo (como word ou pdf, por exemplo), que deverá ser anexado junto ao formulário e indicado no formulário que tem um arquivo em anexo a ser considerado. 

Caso opte por fazer um arquivo, certifique-se de garantir o cegamento, tomando as seguintes medidas:

a) recomenda-se a exclusão dos seus nomes ou qualquer outra identificação do texto.

b) recomenda-se a remoção das informações pessoais das propriedades do arquivo (também conhecido como metadados do arquivo), executando as seguintes etapas:

  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser igualmente removidos das propriedades do arquivo. No Windows 10 ou superior, vá ao menu de propriedades do arquivo no Word, clicando com o botão direito sobre o Arquivo > Propriedades > Detalhes > Remover Propriedades Informações Pessoais > Selecione as informações pessoais das propriedades do arquivo > Clique em OK para salvar.

4. Os prazos são enviados de forma automática pela plataforma da Revista. Caso seja necessário ajuste de prazo, por favor solicite pelo e-mail sigmae@unifal-mg.edu.br, informando o título do artigo que está sob revisão no corpo do e-mail.

5. Caso tenha alguma outra dúvida, fique à vontade para nos contatar pelo e-mail: sigmae@unifal-mg.edu.br.