Batalha dos queijos

Chaveamento via stories do Instagram

Autores

  • Eric Batista Ferreira Universidade Federal de Alfenas
  • Fernanda Lara Valadares Mestranda em Estatística Aplicada e Biometria, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) https://orcid.org/0000-0002-7487-3774
  • Carlos Pereira da Silva Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Chaveamento, Queijos, Twitter, Instagram, Batalha

Resumo

O consumo de lácteos no Brasil é determinado pela renda das famílias, perfil dos consumidores e seus hábitos alimentares e de consumo, bem como suas origens, crenças, culturas e ideologias. Em 2018, o IBGE revelou que a Muçarela é o queijo mais consumido no país ($0,809kg/pessoa/ano$), seguido de queijo Minas ($0,565kg/pessoa/ano$), Requeijão ($0,285kg/pessoa/ano$), Prato ($0,267kg/pessoa/ano$) e Parmesão ($0,074kg/pessoa/ano$). Em contrapartida, trabalhos de raspagem do Twitter revelaram que os queijos mais comentados nessa rede social são, nessa ordem, queijo Coalho, Requeijão, Cheddar, Prato, Parmesão, Muça\-re\-la, Suíço e Gorgonzola. No entanto a frequência de citação dos nomes dos queijos no twitter não reflete, necessariamente, a sua preferência pelo público. Nem mesmo o consumo reflete fielmente a preferência, afinal, consome-se aquele queijo que cabe no orçamento familiar. Para estimar a preferência entre os oito queijos mais populares do Brasil, este trabalho promoveu um experimento do tipo chaveamento $2^k$, com $k=3$ fases (quartas de final, semi final e final). O experimento foi conduzido nos \emph{stories} do Instagram, utilizando a ferramenta \emph{enquete}, e promoveu confrontos inteiramente ao acaso entre oito queijos. O resultado divergiu dos dados disponíveis na literatura para consumo e citação no Twitter. O agrupamento resultante foi: em primeiro lugar ficou o queijo Parmesão (55,9\%); em segundo lugar, o queijo Muçarela (47,1\%); em terceiro lugar, os queijos Prato (43,6\%) e Coalho (34,2\%); e em quarto lugar, os queijos Suíço (45,5\%), Cheddar (41,3\%), Requeijão (32,3\%) e Gorgonzola (29,4\%). Trabalhos futuros devem desenvolver a estatística inferencial associada a experimentos com chaveamento.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Fernanda Lara Valadares , Mestranda em Estatística Aplicada e Biometria, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

 

 

 

Carlos Pereira da Silva , Universidade Federal de Alfenas

 

 

Referências

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Tournament bracket for 8 cheeses

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Publicado

23-02-2023

Como Citar

Ferreira , E. B. ., Valadares , F. L., & Silva , C. P. da. (2023). Batalha dos queijos: Chaveamento via stories do Instagram. Sigmae, 12(1), 108–115. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/cheese

Edição

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Artigos completos