Batalha dos queijos
Chaveamento via stories do Instagram
Palavras-chave:
Chaveamento, Queijos, Twitter, Instagram, BatalhaResumo
O consumo de lácteos no Brasil é determinado pela renda das famílias, perfil dos consumidores e seus hábitos alimentares e de consumo, bem como suas origens, crenças, culturas e ideologias. Em 2018, o IBGE revelou que a Muçarela é o queijo mais consumido no país ($0,809kg/pessoa/ano$), seguido de queijo Minas ($0,565kg/pessoa/ano$), Requeijão ($0,285kg/pessoa/ano$), Prato ($0,267kg/pessoa/ano$) e Parmesão ($0,074kg/pessoa/ano$). Em contrapartida, trabalhos de raspagem do Twitter revelaram que os queijos mais comentados nessa rede social são, nessa ordem, queijo Coalho, Requeijão, Cheddar, Prato, Parmesão, Muça\-re\-la, Suíço e Gorgonzola. No entanto a frequência de citação dos nomes dos queijos no twitter não reflete, necessariamente, a sua preferência pelo público. Nem mesmo o consumo reflete fielmente a preferência, afinal, consome-se aquele queijo que cabe no orçamento familiar. Para estimar a preferência entre os oito queijos mais populares do Brasil, este trabalho promoveu um experimento do tipo chaveamento $2^k$, com $k=3$ fases (quartas de final, semi final e final). O experimento foi conduzido nos \emph{stories} do Instagram, utilizando a ferramenta \emph{enquete}, e promoveu confrontos inteiramente ao acaso entre oito queijos. O resultado divergiu dos dados disponíveis na literatura para consumo e citação no Twitter. O agrupamento resultante foi: em primeiro lugar ficou o queijo Parmesão (55,9\%); em segundo lugar, o queijo Muçarela (47,1\%); em terceiro lugar, os queijos Prato (43,6\%) e Coalho (34,2\%); e em quarto lugar, os queijos Suíço (45,5\%), Cheddar (41,3\%), Requeijão (32,3\%) e Gorgonzola (29,4\%). Trabalhos futuros devem desenvolver a estatística inferencial associada a experimentos com chaveamento.
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