Descobrindo o número pi com geometria dinâmica

Autores

  • José Carlos de Souza Junior Professor do Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0003-0350-6982
  • Andrea Cardoso Professora do Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Alfenas
  • Marcelo M. A. Dias Graduando em Matemática Licenciatura, Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Tecnologia no ensino, ensino de matemática, objetos de aprendizagem

Resumo

Estudantes do ensino médio tem uma visão bastante restrita do número $\pi$. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma sequência didática  aplicada a estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual, cujo foco central foi desenvolver atividades potencialmente motivadoras para a compreensão do número $\pi$, através da razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, visando o reconhecimento de sua importância histórica, sua aplicabilidade e a classificação deste número como um irracional, através da \linebreak experimentação e visualização do método de Arquimedes para aproximação do comprimento da circunferência por perímetros de polígonos utilizando programas de geometria dinâmica.

 

Biografia do Autor

José Carlos de Souza Junior, Professor do Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária com Pós-doutorado em Estatística Multivariada

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Publicado

31-12-2012

Como Citar

Junior, J. C. de S., Cardoso, A., & Dias, M. M. A. (2012). Descobrindo o número pi com geometria dinâmica. Sigmae, 1(1), 84–96. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/95