Descobrindo o número pi com geometria dinâmica
Palabras clave:
Tecnologia no ensino, ensino de matemática, objetos de aprendizagemResumen
Citas
BORTOLETTO, A. R. S. Reflexões relativas às definições do número π (pi) e à presença da sua história em livros didáticos de matemática. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BRASIL. PCN+: Ensino Médio orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.
CARDOSO, A. Formação do professor de matemática na prática investigativa. In: Felício, H. M. S.; Gomes, C. (orgs) Caminhos da docência. Porto Alegre: Otkos, 2012.
CARDOSO, A.; SOUZA JUNIOR, J. C. Conteúdos didáticos digitais para aprendizagem de funções. In: 22o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 17o Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracajú. Anais .... Aracajú, SE: UFS, 2011. p.371-379.
COSTA, R. C. F. O que é um número transcendente. Revista do Professor de Matemática, n.1, p.14-15, 1980. EVES, H. História da Matemática. Campinas: Unicamp, 2008.
FIGUEIREDO, D. G. Números irracionais e transcendentes, 3.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2002. FRID, H. Os números irracionais. Revista Eureka, p.38-48, 2007.
LIMA, E. L. O que é o número π? Revista do Professor de Matemática, n.6, p. 21-24, 1985.
PALIS, G. R. Comprimento da circunferência no ensino fundamental. Revista do Professor de Matemática, n. 14, p.29-36, 1989.
ROCHA, F. L. et al. Repositórios de objetos de aprendizagem: um estudo exploratório. In: 22o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 17o Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracajú. Anais .... Aracajú, SE: UFS, 2011. p.304-312.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: A questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
VERSUTI, A. C. Educação a distância: problematizando critérios de avaliação e qualidade em cursos on-line. Diferentes abordagens de EAD, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).