Aumento teórico sobre interpolação envolvendo diferenças finitas
Palavras-chave:
Progressões aritméticas, Diferenças finitas, Gregory-Newton, Interpolação polinomialResumo
Quando se conhece os valores de uma fun¸ção cujas abscissas sejam igualmente espaçadas, podemos utilizar o método tradicional, a saber, o de Gregory-Newton, a fim de que determinemos a interpola¸cão polinomial. Entretanto neste artigo apresentaremos uma técnica alternativa. Será visto, por exemplo, em condições especiais de sequências definidas na forma recorrente, em progressões aritméticas de ordem superior, que são executadas apenas n2 − n opera¸cões.
Referências
BARBOSA, R.M. Cálculo Numérico: Interpolação Polinomial, 2.ed, São Paulo: Livraria Nobel, 1973.
BARBOSA, R.M.; BELLOMO, D.P.; FILHO, E.A. Cálculo Numérico: Cálculo De Diferenças Finitas. São Paulo: Livraria Nobel, 1973.
Downloads
Publicado
27-01-2023
Como Citar
Domingues, V. P. (2023). Aumento teórico sobre interpolação envolvendo diferenças finitas. Sigmae, 8(1), 35–39. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/886
Edição
Seção
Matemática Pura
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).