Completude no Espaço de Funções Contínuas Rn
Palavras-chave:
Espaços de Banach, Métrica do Máximo, Métrica do IntegralResumo
A disciplina de Espaços Métricos está presente na grande maioria dos cursos de matemática. Uma importante propriedade estudada se refere a completude de um espaço, geralmente o estudo dessa área se se concentram em casos usuais como R e Rn Porém esses casos nem sempre são suficientes para as aplicações, sendo necessário utilizar espaços mais complexos. Desta forma optamos neste trabalho estudar sobre um espaço diferente do habitual nas disciplinas, assim escolhendo o espaço das funções contínuas definidos em um [a, b], denotado por C[a, b]. Neste conjunto temos que cada função desse conjunto será um ponto no espaço métrico a ser definido, esse espaço é caracterizado por ter dimensão infinita e é bastante estudado em Análise Funcional. Assim apresentamos as métricas do sup e da integral sobre esse conjunto e discutiremos sobre as diferenças entre essas duas métricas neste espaço, em especial analisando a completude deste espaço em relação à essas métricas.
Referências
KREYSZIG, E. Introductory functional analysis with applications. New York: John Wiley Sons, 1978.
MUNKRES, J. R. Topology, 2 ed., Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).