Material Manipulável ou Instrumento
O que realmente está sendo utilizado no ensino da Geometria Analítica Plana
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Ensino Médio, Ensino Básico, Professor de MatemáticaResumo
Uma parte importante da Matemática é a Geometria Analítica Plana, porém esse conteúdo, muitas vezes, é ministrado de forma tradicional, ou seja, nas quais o professor utiliza apenas a lousa e o livro didático, resolvendo repetidamente exercícios cujo foco é a repetição de um algoritmo, o que gera desinteresse nos alunos. Uma das formas de motivar os mesmos a aprender certos conteúdos matemáticos é utilizando materiais manipuláveis. Sendo assim, este artigo aborda resultados de uma investigação, feita através da aplicação de questionário, a respeito da utilização de materiais manipuláveis no ensino da Geometria Analítica Plana pelos professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Poço Fundo-MG e professores participantes do PIBID da cidade de Alfenas-MG. O propósito da investigação foi analisar se os professores utilizam materiais manipuláveis e quais os materiais utilizados por eles. Os resultados encontrados mostram que a maioria dos professores que disseram utilizar materiais manipuláveis para o ensino da Geometria Analítica Plana não conheciam ao menos o significado do mesmo, deixando claro a não utilização desses materiais.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: } Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. V.3.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
DIAS, M. A. Experiências matemáticas no geoplano. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Anais... 2013, Canoas-RS. Ulbra, 2013.
FIORENTI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, n. 4, 1995.
JESUS, L. O. M.; SOUZA, L. M. Materiais manipuláveis no ensino da trigonometria: investigação a partir da régua trigonométrica. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Anais... 2016, São Paulo-SP. Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.
PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de Matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005. URL http://www.sbempaulista.org.br/RevEdMatVol9.pdf/.
PASSOS, P. M. C.; SOUSA, J. N. F. Trabalhando conceitos de geometria plana através de dobraduras. Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais.... Salvador, 2010.
REYS, R. Considerations for teaching using manipulative materials. [s.l.]: Aritmétic teacher, 1971.
SILVA, R. S.; LOPES, D. C. V. A construção de conceitos da geometria plana com o uso de materiais concretos e digitais: uma experiência com Tangram. Revemat. Florianópolis, v. 08, n. 1, p. 179-198, 2013.
VIEIRA, C.R. Reinventando a geometria no ensino médio: uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a teoria de van Hiele. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2010. 149 p.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).