Material Manipulável ou Instrumento

O que realmente está sendo utilizado no ensino da Geometria Analítica Plana

Autores/as

  • Daiane de Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Alfenas
  • Aline Costa Ramos Universidade Federal de Alfenas
  • Angela Leite Moreno Universidade Federal de Alfenas

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Ensino Médio, Ensino Básico, Professor de Matemática

Resumen

Uma parte importante da Matemática é a Geometria Analítica Plana, porém esse conteúdo, muitas vezes, é ministrado de forma tradicional, ou seja, nas quais o professor utiliza apenas a lousa e o livro didático, resolvendo repetidamente exercícios cujo foco é a repetição de um algoritmo,  o que gera desinteresse nos alunos. Uma das formas de motivar os mesmos a aprender certos conteúdos matemáticos é utilizando materiais manipuláveis. Sendo assim, este artigo aborda resultados de uma investigação, feita através da aplicação de questionário, a respeito da utilização de materiais manipuláveis no ensino da Geometria Analítica Plana pelos professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas  públicas e privadas da cidade de Poço Fundo-MG e professores participantes do PIBID da cidade de Alfenas-MG. O propósito da investigação foi analisar se os professores utilizam materiais manipuláveis e quais os materiais utilizados por eles. Os resultados encontrados mostram que a maioria dos professores que disseram utilizar materiais manipuláveis para o ensino da Geometria Analítica Plana não conheciam ao menos o significado do mesmo, deixando claro a não utilização desses materiais.

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Publicado

09-10-2018

Cómo citar

Gonçalves, D. de O., Ramos, A. C., & Moreno, A. L. (2018). Material Manipulável ou Instrumento: O que realmente está sendo utilizado no ensino da Geometria Analítica Plana. Sigmae, 6(2), 54–61. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/619