Utilização de softwares no ensino da Geometria: Um mapeamento sistemático
Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais, Ensino de Matemática, Informática na Educação, Geometria DinâmicaResumo
Neste trabalho são apresentados os resultados de um mapeamento sistemático que contou com a análise de artigos sobre o ensino de Geometria utilizando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC's), sendo escolhido artigos publicados nos últimos quatorze anos (2000-2014) nos eventos nacionais de informática na educação: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e Workshop de Informática na Escola (WIE), e na Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT). Com o mapeamento, percebeu-se que apesar do crescimento do número de publicações dos últimos anos, ainda temos áreas que contam com poucos trabalhos apresentados nestes eventos, sendo este o caso do uso de TIC's no ensino Matemática, pois foram retornados poucos artigos publicados com esse tema. E este número reduzido de trabalhos acaba diminuindo a possibilidade de utilização de softwares de Geometria por professores da educação básica. Os trabalhos analisados comprovaram que o uso de TIC's trouxeram benefícios tanto para o professor quanto para o aluno, porém para a inserção do uso de recursos tecnológicos no ensino é necessário que algumas barreiras sejam rompidas pelo aluno, pelo professor e pela escola.
Referências
BOLGHERONI, W.; SILVEIRA, I. F. Software livre aplicado ao ensino de geometria e desenho geométrico. In: XVIII Congresso da SBC - Workshop sobre Informática na Escola (WIE). textit{Anais...} pp 284?293, Belem, 2008.
DALLEMOLE, J. J.; GROENWALD, C. L. O. A Geometria Analítica e algumas tendências metodológicas para seu processo de ensino e aprendizagem?. In: Congresso Internacional de Ensino da Matemática. textit{Anais...} Canoas: 2013.
D'AMBROSIO, B. Como ensinar Matemática hoje? textit{Temas e Debates.} Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília: ano II, n. 2, p. 15-19, 1989.
FROTA, M. C. R.; BORGES, O. N. Perfis de Entendimento sobre o Uso de Tecnologias na Educação Matemática. In: 27ª Reunião Anual da ANPEd. textit{Anais...} Rio de Janeiro- RJ: ANPEd. p. 1-17, 2004.
GUEDES, P. C. C. textit{Algumas aplicações do software GeoGebra ao ensino da geometria analítica}. 68f. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Departamento de Matemática ? Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo ? UFES, Vitória, 2013.
KAMPFF, A. J. C.; MACHADO, J. C.; CAVEDINI, P. Novas Tecnologias e Educação Matemática. In: X Workshop de Informática na Escola e XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. textit{Anais...} Salvador, 2004.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE-2007-01, 2007.
KITCHENHAM, B. (2004) ?Procedures for Performing Systematic Reviews?, Technical Report Software Engineering Group, Keele University, Austrália.2003.
PRENSKY, M. Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. São Paulo: Editora Senac, 2012.
SANTOS, R. S. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipulações do software GrafEq. 137f. 2008. Dissertação (Programa de pós-graduação em ensino de Matemática) Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS, Porto Alegre, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).