Utilização de softwares no ensino da Geometria: Um mapeamento sistemático

Autores

  • Alice Noronha de Oliveira Mestra em Estatística Aplicada e Biometria, Universidade Federal de Alfenas
  • Ângela Leite Moreno Departamento de Matemática, Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Ensino de Matemática, Informática na Educação, Geometria Dinâmica

Resumo

Neste trabalho são apresentados os resultados de um mapeamento sistemático que contou com a análise de artigos sobre o ensino de Geometria utilizando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC's), sendo escolhido artigos publicados nos últimos quatorze anos (2000-2014) nos eventos nacionais de informática na educação: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e Workshop de Informática na Escola (WIE), e na Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT). Com o mapeamento, percebeu-se que apesar do crescimento do número de publicações dos últimos anos, ainda temos áreas que contam com poucos trabalhos apresentados nestes eventos, sendo este o caso do uso de TIC's no ensino Matemática, pois foram retornados poucos artigos publicados com esse tema. E este número reduzido de trabalhos acaba diminuindo a possibilidade de utilização de softwares de Geometria por professores da educação básica. Os trabalhos analisados comprovaram que o uso de TIC's trouxeram benefícios tanto para o professor quanto para o aluno, porém para a inserção do uso de recursos tecnológicos no ensino é necessário que algumas barreiras sejam rompidas pelo aluno, pelo professor e pela escola.

 

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Publicado

07-01-2023

Como Citar

de Oliveira, A. N., & Leite Moreno, Ângela. (2023). Utilização de softwares no ensino da Geometria: Um mapeamento sistemático. Sigmae, 11(2), 36–44. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/614

Edição

Seção

Educação Matemática