Utilização de softwares no ensino da Geometria: Um mapeamento sistemático
Palabras clave:
Tecnologias Educacionais, Ensino de Matemática, Informática na Educação, Geometria DinâmicaResumen
Citas
BOLGHERONI, W.; SILVEIRA, I. F. Software livre aplicado ao ensino de geometria e desenho geométrico. In: XVIII Congresso da SBC - Workshop sobre Informática na Escola (WIE). textit{Anais...} pp 284?293, Belem, 2008.
DALLEMOLE, J. J.; GROENWALD, C. L. O. A Geometria Analítica e algumas tendências metodológicas para seu processo de ensino e aprendizagem?. In: Congresso Internacional de Ensino da Matemática. textit{Anais...} Canoas: 2013.
D'AMBROSIO, B. Como ensinar Matemática hoje? textit{Temas e Debates.} Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília: ano II, n. 2, p. 15-19, 1989.
FROTA, M. C. R.; BORGES, O. N. Perfis de Entendimento sobre o Uso de Tecnologias na Educação Matemática. In: 27ª Reunião Anual da ANPEd. textit{Anais...} Rio de Janeiro- RJ: ANPEd. p. 1-17, 2004.
GUEDES, P. C. C. textit{Algumas aplicações do software GeoGebra ao ensino da geometria analítica}. 68f. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Departamento de Matemática ? Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo ? UFES, Vitória, 2013.
KAMPFF, A. J. C.; MACHADO, J. C.; CAVEDINI, P. Novas Tecnologias e Educação Matemática. In: X Workshop de Informática na Escola e XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. textit{Anais...} Salvador, 2004.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE-2007-01, 2007.
KITCHENHAM, B. (2004) ?Procedures for Performing Systematic Reviews?, Technical Report Software Engineering Group, Keele University, Austrália.2003.
PRENSKY, M. Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. São Paulo: Editora Senac, 2012.
SANTOS, R. S. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipulações do software GrafEq. 137f. 2008. Dissertação (Programa de pós-graduação em ensino de Matemática) Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS, Porto Alegre, 2008.
![](https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/public/journals/2/article_614_cover_en_US.jpg)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).