Matemática Dinâmica para compreender a função exponencial
Palavras-chave:
Formação de professores, informática educativa, GeoGebra.Resumo
O estudo da função exponencial, como um tipo particular de função real, é recomendado para o Ensino Médio brasileiro. A importância desse conteúdo estruturante deve-se a sua aplicação como modelo para fenômenos de crescimento. Porém, na prática escolar, a função exponencial tem sido tratada superficialmente, sem ênfase às diferentes representações, conceitos associados e aplicação aos problemas reais. A utilização de programas de Matemática Dinâmica (MD) para a construção do conceito de função exponencial possibilita compreender o comportamento gráfico, os intervalos de variação, os interceptos e os extremos dessa função. A MD também permite estabelecer a relação entre os coeficientes da representação algébrica da função e as características da curva geométrica que a representa. Frente ao problema foi desenvolvido um curso voltado para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O curso teve como objetivo utilizar as potencialidades do GeoGebra para o estudo da função exponencial, oportunizando a demonstração de propriedades da operação de potenciação, a extensão desta aos números reais e a reconstrução do conceito geral de função como variação de grandezas, conhecimentos que talvez não tenham sido consolidados na trajetória escolar dos professores. O objetivo deste trabalho é discutir os resultados do curso realizado junto a 20 licenciandos em Matemática e 3 professores atuantes em escolas públicas de Alfenas-MG. Assim, como resultado da análise qualitativa dos dados, constatou-se a eficácia da MD como recurso educacional inserido na metodologia investigativa das representações em Matemática junto aos professores em formação.
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