Estudo comparativo de famílias de cópulas via simulações
Resumo
Este trabalho apresenta uma introdução sobre modelos de cópulas, especificamente as cópulas empíricas e semi-empíricas, dedicando a avaliar as vantagens e desvantagens de se adotar cópulas empíricas, baseadas em distribuições marginais não-paramétricas das variáveis envolvidas, e as semi-empíricas que recorrem a ajustes paramétricos para as distribuições marginais. Simulando dados de variáveis dependentes linear e não-linear, assim como variáveis independentes que seguem distribuições exponenciais, ilustram-se as semelhanças entre estas alternativas de modelagem de cópulas. Evidencia-se a partir do estudo, os bons resultados da cópula empírica em relação à semi-empírica, bem como a necessidade de estudos mais profundos sobre as contribuições dos modelos de cópulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).