Matemática e Cidadania: Um estudo comparativo entre a Matemática da “feira” e a Matemática da “sala de aula”
Palavras-chave:
Operações matemáticas fundamentais, formação cidadã, teoria, práticaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência acerca de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Matemática e Cidadania, da UNIFAL-MG, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Sarai-Cazita, situada na cidade de Alfenas-MG, durante o primeiro semestre do ano de 2023. Tendo como principal referência o livro “Na vida dez, na escola zero”, apresentamos um estudo comparativo do desempenho dos estudantes em atividades práticas desenvolvidas na “feira” e atividades teóricas desenvolvidas “em sala de aula”. Pôde-se perceber como o trabalho com a Matemática ligada a questões do cotidiano instiga, estimula e engaja a participação dos estudantes nas atividades, promovendo o desenvolvimento social e contribuindo de forma significativa para o aprendizado e desmistificação da Matemática como uma matéria difícil de aprender. Concluímos que, ao proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem contextualizado com a realidade da vida cotidiana e com atividades que os desafiem e os instiguem, a aprendizagem dos conceitos matemáticos acontece de forma mais leve e mais eficaz.
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