Matemática e Cidadania: Um estudo comparativo entre a Matemática da “feira” e a Matemática da “sala de aula”

Autores/as

Palabras clave:

Operações matemáticas fundamentais, formação cidadã, teoria, prática

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência acerca de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Matemática e Cidadania, da UNIFAL-MG, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Sarai-Cazita, situada na cidade de Alfenas-MG, durante o primeiro semestre do ano de 2023. Tendo como principal referência o livro “Na vida dez, na escola zero”, apresentamos um estudo comparativo do desempenho dos estudantes em atividades práticas desenvolvidas na “feira” e atividades teóricas desenvolvidas “em sala de aula”. Pôde-se perceber como o trabalho com a Matemática ligada a questões do cotidiano instiga, estimula e engaja a participação dos estudantes nas atividades, promovendo o desenvolvimento social e contribuindo de forma significativa para o aprendizado e desmistificação da Matemática como uma matéria difícil de aprender. Concluímos que, ao proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem contextualizado com a realidade da vida cotidiana e com atividades que os desafiem e os instiguem, a aprendizagem dos conceitos matemáticos acontece de forma mais leve e mais eficaz.

Biografía del autor/a

Camila Viviane de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de graduação Matemática Licenciatura

Anderson José de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (2006), Especialista em Matemática Empresarial (2007) e Docência em Educação à Distância (2008), pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Mestre em Engenharia Elétrica (2012) e Doutor em Engenharia Elétrica (2017), pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor efetivo do Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, trabalha com pesquisas na área de Matemática Aplicada (Códigos Corretores de Erros e Estruturas Algébricas Aplicados na Modelagem do Código Genético, Equações Diferenciais Fuchsianas e Geometria Hiperbólica Aplicadas no Processo de Transmissão de Informação em Sistemas de Comunicação). 

Franco Bassi Rocha, Universidade Federal de Alfenas

É Bacharel em Administração pela Universidade José do Rosário Vellano, licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alfenas, mestre em Física e Matemática Aplicada e doutor em Ciências em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá

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Publicado

28-12-2024

Cómo citar

de Oliveira, C. V., Goecking, L. B., de Oliveira, A. J., & Rocha, F. B. (2024). Matemática e Cidadania: Um estudo comparativo entre a Matemática da “feira” e a Matemática da “sala de aula”. Sigmae, 13(5), 85–98. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2591

Número

Sección

Mathematics Education