Preparados para o Futuro? Uma análise do Conhecimento Financeiro de estudantes do 3o Ano do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Matemática Financeira, Ensino Médio, Avaliação Diagnóstica

Resumo

A Educação Financeira (EF) é uma ferramenta necessária quando se pensa na garantia de uma saúde financeira. Nesse sentido, o presente texto tem como objetivo apresentar os resultados de uma atividade diagnóstica, aplicada por meio do Google Forms, em uma turma de 3o ano do Ensino Médio a qual visava investigar em que nível se encontravam os conhecimentos básicos destes estudantes em relação à Educação Financeira, esta atividade foi respondida por 19 estudantes. Para tanto, foram selecionadas nove questões que foram retiradas e adaptadas da Olimpíada Paraibana de Educação Financeira (OPEF), a elas foi atribuído o valor de 1,0 (um) ponto, totalizando 9,0 (nove) pontos, optou-se pela escolha destas questões por se tratar de uma olimpíada voltada especificamente para a EF, além de que, foram selecionadas questões que abordassem conceitos básicos relacionados ao tema. Além destas, foi avaliada uma questão-problema em que um investidor possuía uma certa quantia de dinheiro para realizar seus investimentos, com o intuito de verificar se os estudantes compreendiam a importância da diversificação dos recursos. Entre os participantes deste estudo, a maioria são do sexo feminino, com idades entre 17 e 18 anos, onde 63% já possui experiência profissional e a maior parte não tem o costume de anotar seus gastos. Também foi relatado que, a maioria não possui qualquer tipo de investimento, além de que a modalidade mais conhecida é a Poupança. Além disso, o trabalho incentivou professores a compreender os conhecimentos prévios dos estudantes para planejar atividades contextualizadas.

Biografia do Autor

Wanderson Alves de Souza, UNIFAL

Pós-Graduado em Educação Matemática na Contemporaneidade pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atualmente é professor na rede privada de ensino, lecionando Matemática nas turmas de 6 e 7 anos do Ensino Fundamental, além disso, é professor/facilitador das disciplinas de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental anos finais e Empreendedorismo Criativo no Ensino Médio, utilizando a plataforma Mind Makers. Tem experiência na área de Matemática no Ensino Médio, bem como monitor em aulas de música no projeto Novo Mais Educação. 

Wesllay Carlos Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Direito pela PUC Minas, Mestre em Direito pela UNESA, Mestre em Administração (Finanças) pelo IFMG, Especialização em direito Público e RPPS. Professor na Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha. Principais áreas de atuação: Direito, Saúde, Previdência e Educação Financeira.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Alves de Souza, W., & Carlos Ribeiro, W. (2024). Preparados para o Futuro? Uma análise do Conhecimento Financeiro de estudantes do 3o Ano do Ensino Médio. Sigmae, 13(3), 154–172. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2578