Preparados para o Futuro? Uma análise do Conhecimento Financeiro de estudantes do 3o Ano do Ensino Médio
Palabras clave:
Educação Financeira, Matemática Financeira, Ensino Médio, Avaliação DiagnósticaResumen
A Educação Financeira (EF) é uma ferramenta necessária quando se pensa na garantia de uma saúde financeira. Nesse sentido, o presente texto tem como objetivo apresentar os resultados de uma atividade diagnóstica, aplicada por meio do Google Forms, em uma turma de 3o ano do Ensino Médio a qual visava investigar em que nível se encontravam os conhecimentos básicos destes estudantes em relação à Educação Financeira, esta atividade foi respondida por 19 estudantes. Para tanto, foram selecionadas nove questões que foram retiradas e adaptadas da Olimpíada Paraibana de Educação Financeira (OPEF), a elas foi atribuído o valor de 1,0 (um) ponto, totalizando 9,0 (nove) pontos, optou-se pela escolha destas questões por se tratar de uma olimpíada voltada especificamente para a EF, além de que, foram selecionadas questões que abordassem conceitos básicos relacionados ao tema. Além destas, foi avaliada uma questão-problema em que um investidor possuía uma certa quantia de dinheiro para realizar seus investimentos, com o intuito de verificar se os estudantes compreendiam a importância da diversificação dos recursos. Entre os participantes deste estudo, a maioria são do sexo feminino, com idades entre 17 e 18 anos, onde 63% já possui experiência profissional e a maior parte não tem o costume de anotar seus gastos. Também foi relatado que, a maioria não possui qualquer tipo de investimento, além de que a modalidade mais conhecida é a Poupança. Além disso, o trabalho incentivou professores a compreender os conhecimentos prévios dos estudantes para planejar atividades contextualizadas.
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