Scratch como Ferramenta de Ensino para a Educação Financeira: Um Estudo de Caso

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias de Ensino, Intervenção Pedagógica, Matemática Financeira, Lógica de Programação

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma prática pedagógica realizada com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola técnica pública de Limeira (SP). As atividades propostas foram estruturadas com base nos textos ”Educação financeira com o Scratch: contribuições e dificuldades” e na ”Base Nacional Comum Curricular ”(BNCC). Os estudantes foram divididos em grupos e encarregados de pesquisar sobre temas relacionados `a Educação Financeira, sendo eles: 1) Impostos, 2) Empréstimos, 3) Inflação, 4) Investimentos, 5) Tipos de pessoas jurídicas, 6) Fraudes e segurança online, 7) Consumo consciente, e 8) Seguros (vida, automóveis, saúde). Cada grupo deveria elaborar um relatório, criar uma animação utilizando o site ”Scratch”, e apresentar seus resultados para a turma. A intervenção pedagógica apresentou resultados positivos, pois os estudantes realizaram boas pesquisas sobre os temas designados, além de desenvolverem habilidades acerca da linguagem de programação. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais é eficaz no ensino de Matemática Financeira, desde que o professor atue como mediador e estimule o protagonismo dos estudantes.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

de Abreu, T. F., & Goecking, L. B. (2024). Scratch como Ferramenta de Ensino para a Educação Financeira: Um Estudo de Caso. Sigmae, 13(3), 173–186. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2574