O Jogo de Xadrez e Método dos Seis Pilares
possíveis relações com a Matemática
Palavras-chave:
Xadrez, Jogos, Educação Matemática, Habilidades Cognitivas, Ensino e aprendizagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre algumas relações e possíveis contribuições do jogo de xadrez para o ensino de matemática. A prática pedagógica analisada envolve o uso do xadrez como ferramenta para adquirir habilidades cognitivas essenciais para a matemática, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A metodologia se baseou no estudo do jogo de xadrez em forma de pilares fragmentados, dando ênfase a dois pilares essenciais, a abertura e as combinações/táticas, destacando suas relações com as habilidades matemáticas, tais como, criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas. Os apontamentos indicam que a prática e o estudo do xadrez integrado ao ensino da matemática promovem melhorias no raciocínio lógico, na memorização e na capacidade de resolver problemas complexos. Por fim, demonstra que o xadrez se torna eficaz como ferramenta pedagógica, auxiliando significativamente o aprendizado através da melhoria de habilidades essenciais dentro do ensino em matemática aos alunos.
Referências
ACIEGO, R.; GARCÍA, L.; BETANCORT, M. The benefits of chess for the intellectual and social-emotional enrichment in schoolchildren. The Spanish journal of psychology, v. 15, n. 2, p. 551-559, 2012.
ALMEIDA, J.W. Q. O jogo de Xadrez na Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar. Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande - PB. 2010.
ALMEIDA, J. W. Q. LINS, A. F. O Jogo de Xadrez da Educação Matemática: Uma Abordagem Alternativa. XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro – SP 2008.
BATISTA, G. P. Método dos 6 Pilares: Movimento Pró Xadrez. 2024. Disponível em:<https://gersonperes.com/>. Acesso em: 23 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRITO, M. R. F. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Alínea, 2006.
CASTRO, C. Uma história cultural do xadrez. Cadernos de Teoria da Comunicação, Rio de Janeiro, v.1, n. 2, p.3-12,1994.
CHAIDA, G. OLIVEIRA, M. A. PINTO, F. P. A Importância do Xadrez no Ambiente Escolar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 2017.
CHRISTOFOLETTI, D. F. A. O Xadrez nos Contextos do Lazer, da Escola e Profissional: Aspectos Psicológicos e Didáticos. 2007. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Instituto de Biociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, SP, 2007.
DOUBEK, J. Xadrez para principiantes. Tradução de Harald Gollnow. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
FERREIRA, S. E. SILVA, L. F. R. Utilização do Xadrez na Matemática: Estudo de Caso. Universidade Estadual de Goiás - UEG, Santa Helena de Goiás - GO. 2011.
GRANDO, R. C. O Jogo e a Matemática no Contexto da Sala de Aula. São Paulo: Paulus, 2008.
GRILLO, R. M. O Xadrez Pedagógico na Perspectiva da Resolução de Problemas em Matemática no Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, linha de pesquisa: Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas. Itatiba, SP: Universidade São Francisco.
HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar, 5: combinatória, probabilidade. São Paulo: Atual, 2013., 5: combinatória, probabilidade. São Paulo: Atual, 2013.
KHOKHANI, I. NATHANI, J. DHAWANE, P. MADHANI S. SAXENA, K. Unveling Chess Algorithms Using Reinforcement Learning and Traditional Chess Approaches in AI. 3rd Asian Conference on Innovation in Technology (ASIANCON), India, 2023.
KISHIMOTO, T. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
KOTOV, A. Piense como un Gran Maestro. Editora Club de Ajedrez. Buenos Aires – Argentina. 2016.
LOPES, R. A. O ensino de xadrez em uma escola pública: o jogo de tabuleiro como possibilidade educacional e esportiva. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782), v. 6, n. 1, 2021.
MELO, A. S. A. S., AZEVEDO, S. L. M., GRILLO, R. de M. O Jogo de Xadrez e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem: uma revisão integrativa. Educ. Matem. Pesq., v.24, n.3, p.501-525, São Paulo, SP. 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58548. Acesso em: 30 jul. 2024.
MORENO, A. L.; LOPES, R. A. Formação de professores para uma educação crítica: uma experiência com o uso do xadrez. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 135-149, 2020.
PAIM, L. M. R. Contribuição do Jogo de Xadrez na Aprendizagem Matemática nas séries iniciais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, Porto Alegre - RS. 2010.
PINTO, F. P. O jogo de xadrez e o ensino da matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Maringá – PR. 2009.
PYSKLEVITZ, L. C. O Xadrez no Ensino da Matemática. 2006. 36 f. Produção de Unidade Didático-Pedagógico. Secretaria de Estado de Educação Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, União da Vitória - PR. 2006.
SEIRAWAN, Y. Xadrez Vitorioso - Combinações. Editora ARTMED S. A. Porto Alegre - RS. 2008.
SILVA, J. CARVALHO, C. S. O xadrez nas aulas de matemática do ensino fundamental: um relato de experiência. Petrolina: Universidade Regional do Cariri - URCA, 2009.
TABOSA, R. J. G.; COSTA, A. L. N. G. O xadrez como ferramenta didático–pedagógica na Escola Municipal de Cumaru–PE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 6, p. 137-155, 2023.
TAHAN, M. O homem que calculava. 75. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
VALE, I., PIMENTEL, T. Padrões: um tema transversal no currículo. Revista Educação e Matemática. Lisboa - Portugal, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).