O Jogo de Xadrez e Método dos Seis Pilares

possíveis relações com a Matemática

Autores/as

Palabras clave:

Xadrez, Jogos, Educação Matemática, Habilidades Cognitivas, Ensino e aprendizagem

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre algumas relações e possíveis contribuições do jogo de xadrez para o ensino de matemática. A prática pedagógica analisada envolve o uso do xadrez como ferramenta para adquirir habilidades cognitivas essenciais para a matemática, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A metodologia se baseou no estudo do jogo de xadrez em forma de pilares fragmentados, dando ênfase a dois pilares essenciais, a abertura e as combinações/táticas, destacando suas relações com as habilidades matemáticas, tais como, criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas. Os apontamentos indicam que a prática e o estudo do xadrez integrado ao ensino da matemática promovem melhorias no raciocínio lógico, na memorização e na capacidade de resolver problemas complexos. Por fim, demonstra que o xadrez se torna eficaz como ferramenta pedagógica, auxiliando significativamente o aprendizado através da melhoria de habilidades essenciais dentro do ensino em matemática aos alunos.

Biografía del autor/a

Jeovane Cascais Santos, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Química Industrial pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (2010) e é licenciado em Matemática pela Universidade de Franca (Unifran) (2024). Tem experiência na área de Química e Educação Matemática. É especialista em Educação Matemática na Contemporaneidade (2024) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Ronaldo André Lopes, Universidade Federal de Alfenas

 

 

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, com interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores, filosofia da educação matemática, Modelo dos Campos Semânticos e a filosofia de Ludwig Wittgenstein.

Citas

ACIEGO, R.; GARCÍA, L.; BETANCORT, M. The benefits of chess for the intellectual and social-emotional enrichment in schoolchildren. The Spanish journal of psychology, v. 15, n. 2, p. 551-559, 2012.

ALMEIDA, J.W. Q. O jogo de Xadrez na Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar. Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande - PB. 2010.

ALMEIDA, J. W. Q. LINS, A. F. O Jogo de Xadrez da Educação Matemática: Uma Abordagem Alternativa. XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro – SP 2008.

BATISTA, G. P. Método dos 6 Pilares: Movimento Pró Xadrez. 2024. Disponível em:<https://gersonperes.com/>. Acesso em: 23 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRITO, M. R. F. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Alínea, 2006.

CASTRO, C. Uma história cultural do xadrez. Cadernos de Teoria da Comunicação, Rio de Janeiro, v.1, n. 2, p.3-12,1994.

CHAIDA, G. OLIVEIRA, M. A. PINTO, F. P. A Importância do Xadrez no Ambiente Escolar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 2017.

CHRISTOFOLETTI, D. F. A. O Xadrez nos Contextos do Lazer, da Escola e Profissional: Aspectos Psicológicos e Didáticos. 2007. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Instituto de Biociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, SP, 2007.

DOUBEK, J. Xadrez para principiantes. Tradução de Harald Gollnow. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

FERREIRA, S. E. SILVA, L. F. R. Utilização do Xadrez na Matemática: Estudo de Caso. Universidade Estadual de Goiás - UEG, Santa Helena de Goiás - GO. 2011.

GRANDO, R. C. O Jogo e a Matemática no Contexto da Sala de Aula. São Paulo: Paulus, 2008.

GRILLO, R. M. O Xadrez Pedagógico na Perspectiva da Resolução de Problemas em Matemática no Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, linha de pesquisa: Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas. Itatiba, SP: Universidade São Francisco.

HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar, 5: combinatória, probabilidade. São Paulo: Atual, 2013., 5: combinatória, probabilidade. São Paulo: Atual, 2013.

KHOKHANI, I. NATHANI, J. DHAWANE, P. MADHANI S. SAXENA, K. Unveling Chess Algorithms Using Reinforcement Learning and Traditional Chess Approaches in AI. 3rd Asian Conference on Innovation in Technology (ASIANCON), India, 2023.

KISHIMOTO, T. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

KOTOV, A. Piense como un Gran Maestro. Editora Club de Ajedrez. Buenos Aires – Argentina. 2016.

LOPES, R. A. O ensino de xadrez em uma escola pública: o jogo de tabuleiro como possibilidade educacional e esportiva. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782), v. 6, n. 1, 2021.

MELO, A. S. A. S., AZEVEDO, S. L. M., GRILLO, R. de M. O Jogo de Xadrez e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem: uma revisão integrativa. Educ. Matem. Pesq., v.24, n.3, p.501-525, São Paulo, SP. 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58548. Acesso em: 30 jul. 2024.

MORENO, A. L.; LOPES, R. A. Formação de professores para uma educação crítica: uma experiência com o uso do xadrez. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 135-149, 2020.

PAIM, L. M. R. Contribuição do Jogo de Xadrez na Aprendizagem Matemática nas séries iniciais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, Porto Alegre - RS. 2010.

PINTO, F. P. O jogo de xadrez e o ensino da matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Maringá – PR. 2009.

PYSKLEVITZ, L. C. O Xadrez no Ensino da Matemática. 2006. 36 f. Produção de Unidade Didático-Pedagógico. Secretaria de Estado de Educação Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, União da Vitória - PR. 2006.

SEIRAWAN, Y. Xadrez Vitorioso - Combinações. Editora ARTMED S. A. Porto Alegre - RS. 2008.

SILVA, J. CARVALHO, C. S. O xadrez nas aulas de matemática do ensino fundamental: um relato de experiência. Petrolina: Universidade Regional do Cariri - URCA, 2009.

TABOSA, R. J. G.; COSTA, A. L. N. G. O xadrez como ferramenta didático–pedagógica na Escola Municipal de Cumaru–PE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 6, p. 137-155, 2023.

TAHAN, M. O homem que calculava. 75. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

VALE, I., PIMENTEL, T. Padrões: um tema transversal no currículo. Revista Educação e Matemática. Lisboa - Portugal, 2005.

Publicado

09-10-2024

Cómo citar

Santos, J. C., Lopes, R. A., & Julio, R. S. (2024). O Jogo de Xadrez e Método dos Seis Pilares: possíveis relações com a Matemática. Sigmae, 13(3), 94–112. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2572