Tecnologias digitais como potencializadoras do protagonismo estudantil para a aprendizagem de Matemática
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Protagonismo estudantil, Educação Matemática, Khan AcademyResumo
Neste trabalho é apresentada a possibilidade da aplicação de tecnologias digitais, em especial a plataforma Khan Academy, para fortalecer o protagonismo dos estudantes na aprendizagem de Matemática. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais, especialmente as plataformas virtuais, podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa, inclusiva e centrada no estudante. O primeiro autor, atuando como formador na rede municipal de Belo Horizonte, promoveu encontros formativos para qualificar outros professores no uso pedagógico das tecnologias digitais, com foco na Matemática. A formação continuada sobre a plataforma Khan Academy e baseada em metodologias ativas mostrou resultados positivos, aumentando a confiança dos professores no uso das tecnologias e na aplicação de estratégias inovadoras em sala de aula. A personalização da avaliação, a importância da formação docente e os desafios da implementação das tecnologias digitais na educação matemática também foram discutidos. Em suma, o artigo destaca a relevância das tecnologias digitais que quando utilizadas de forma estratégica e em conjunto com metodologias ativas, podem ser ferramentas valiosas para promover o protagonismo estudantil na aprendizagem de Matemática.
Referências
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; Moran, José Manuel. Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Tecnologias Digitais na Educação. São Paulo: Loyola, 2012.
ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática Crítica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ALVES, Leonardo Meirelles. Gamificação na Educação. São Paulo: Clube de Autores, 2018.
BACICH, Lilian; Moran, José Manuel (Org.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2016.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: comunidade em fluxo. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção.(Org.) In: Cibercultura e Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
COSTA, Douglas Geraldo. Tecnologias digitais da informação e da comunicação aplicadas à educação: análise pedagógica de jogos digitais. 2016. 187 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
___________, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Educação. São Paulo: Atlas, 2015.
_____, Pedro. Educação e Qualidade: O Óbvio Também Precisa Ser Demonstrado. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
DEWEY, John. Experiência e educação. Coleção Cultura, Sociedade e Educação, v. 15. São Paulo: Nacional, 1971.
______, John. A escola e a sociedade. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigações em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 39a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Wendel (Org.) Tecnologia e Educação: As mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
KAPP, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2012.
KHAN, Salman. Um Mundo, Uma Escola: A Educação Reinventada. 1a ed. São Paulo: Editora Educação Moderna, 2013.
KHAN ACADEMY. Khan Academy. Disponível em: https://khanacademy.org. Acesso em: 06 nov. 2024.
LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do Ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2000.
________ As Tecnologias da Inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2000.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus Editora, 2015.
_______, José Manuel, MATTAR, João. Diálogos sobre Educação Híbrida e Digital. São Paulo: Artesanato Educacional, 2023.
_______, José Manuel. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Educação em Revista, vol. 31, n. 1, 2015.
________, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Moran, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. p. 11-66.
_______, José Manuel. A Educação que Desejamos: Novos Desafios e Como Chegar Lá. Campinas: Papirus, 2013.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 1994.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
PRENSKY, Mark. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
PRETTO, Nelson (Org.). Tecnologia e Novas Educações. Salvador: EDUFBA, 2005.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2000.
___________, Ole. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Rio Claro: UNESP, 2010.
___________, Ole. Para uma educação matemática crítica. Campinas: Autores Associados, 1997.
VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 2014.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).