Tecnologias digitais como potencializadoras do protagonismo estudantil para a aprendizagem de Matemática

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias digitais, Protagonismo estudantil, Educação Matemática, Khan Academy

Resumen

Neste trabalho é apresentada a possibilidade da aplicação de tecnologias digitais, em especial a plataforma Khan Academy, para fortalecer o protagonismo dos estudantes na aprendizagem de Matemática. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais, especialmente as plataformas virtuais, podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa, inclusiva e centrada no estudante. O primeiro autor, atuando como formador na rede municipal de Belo Horizonte, promoveu encontros formativos para qualificar outros professores no uso pedagógico das tecnologias digitais, com foco na Matemática. A formação continuada sobre a plataforma Khan Academy e baseada em metodologias ativas mostrou resultados positivos, aumentando a confiança dos professores no uso das tecnologias e na aplicação de estratégias inovadoras em sala de aula. A personalização da avaliação, a importância da formação docente e os desafios da implementação das tecnologias digitais na educação matemática também foram discutidos. Em suma, o artigo destaca a relevância das tecnologias digitais que quando utilizadas de forma estratégica e em conjunto com metodologias ativas, podem ser ferramentas valiosas para promover o protagonismo estudantil na aprendizagem de Matemática.

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Publicado

18-11-2024

Cómo citar

de Oliveira, A. L., & de Oliveira, A. J. (2024). Tecnologias digitais como potencializadoras do protagonismo estudantil para a aprendizagem de Matemática. Sigmae, 13(3), 126–142. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2561