Trilha antirracista no ambiente escolar

uma perspectiva estatística

Autores

Palavras-chave:

Racismo, Estatística, Escola, Trilha

Resumo

A estatística é um instrumento importante na construção de indicadores sociais. Por sua vez, os indicadores sociais são dados que apontam e elucidam fenômenos de diversas naturezas inclusive raciais. A trilha antirracista é uma abordagem proposta pelo governo do estado de São Paulo na educação, onde se faz necessário trabalhar o tema e propor formações no ambiente e com a comunidade escolar. Nesse sentido o trabalho se refere a uma ação realizada em uma escola pública, sobre racismo, em que foi aplicado um questionário para estudantes, alunos e profissionais da gestão, debatendo o tema e gerando dados que ilustraram algumas faces sobre a percepção racial dentro da escola. A abordagem foi de caráter quantitativo e qualitativo se apropriando de dados e dos conceitos teóricos acerca de questões em torno do racismo buscando uma compreensão mais completa e integrada com a realidade, destacando por exemplo que a maior parte dos participantes não se consideram racista, ainda que a maior parte já tenha presenciado situações racistas na escola e que a maioria também já defendeu alguém que estava sofrendo essa situação no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Juliana da Cruz Prado, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professora da Educação Básica

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Publicado

18-11-2024

Como Citar

da Cruz Prado, J., & Conceicao, M. R. (2024). Trilha antirracista no ambiente escolar: uma perspectiva estatística. Sigmae, 13(3), 143–153. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2553