Trilha antirracista no ambiente escolar
uma perspectiva estatística
Palabras clave:
Racismo, Estatística, Escola, TrilhaResumen
A estatística é um instrumento importante na construção de indicadores sociais. Por sua vez, os indicadores sociais são dados que apontam e elucidam fenômenos de diversas naturezas inclusive raciais. A trilha antirracista é uma abordagem proposta pelo governo do estado de São Paulo na educação, onde se faz necessário trabalhar o tema e propor formações no ambiente e com a comunidade escolar. Nesse sentido o trabalho se refere a uma ação realizada em uma escola pública, sobre racismo, em que foi aplicado um questionário para estudantes, alunos e profissionais da gestão, debatendo o tema e gerando dados que ilustraram algumas faces sobre a percepção racial dentro da escola. A abordagem foi de caráter quantitativo e qualitativo se apropriando de dados e dos conceitos teóricos acerca de questões em torno do racismo buscando uma compreensão mais completa e integrada com a realidade, destacando por exemplo que a maior parte dos participantes não se consideram racista, ainda que a maior parte já tenha presenciado situações racistas na escola e que a maioria também já defendeu alguém que estava sofrendo essa situação no ambiente escolar.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 12/09/2024.
CARVALHO, D.M.S; FRANÇA, D.X. Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Revista Educação & Formação, v. 4, n. 3, set./out. p. 148-168, 2019. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=585861585008. Acesso em: 12/09/2024.
FERNANDES, J.A. Ensino e aprendizagem da estatística. Conferência Plenária 3, Actas do XIXEIEM- Vila Real, 2009. Disponível em:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9368/1/2009a%20XIX%20EIEM.pdf>. Acesso em: 12/09/2024.
FERNANDES, T. M.; GOMES, A. S. diálogo entre diversidade, ensino e a lei 10.639/03: desafios contemporâneos e perspectivas com a BNCC. Disponível em https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO__EV174_MD1_ID10461_TB263_01082022194021.pdf. Acesso em: 12/08/2024.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2021. TRILHA educação antirracista debate e representatividade negra, 2021. Disponível em https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/orgaos-governamentais/secretaria-da educacao/trilha-educacao-antirracista-debate-a-representatividade-negra/. Acesso em: 12/09/2024.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2021a. Conviva SP – 1o Trilha Antirracista. Disponível em: https://desantos.educacao.sp.gov.br/conviva-sp-1o-trilha-antirracista/. Acesso em: 12/09/2024.
HERINGER, R. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas públicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 18, p. 57-65, 2002. Disponível em https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/ resource_ssm_path=/media/assets/csp/v18s0/13793.pdf. Acesso em: 12/09/2024.
MOREIRA, G.E. AlMEIDA, L.E.S. Como enfrentar o racismo em escolas públicas: conquistas e desafios. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE), v. 14. n. 2, p. 403-419, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/1872/pdf. Acesso em 12/09/2024.
NJERI, A. Educação afrocêntrica como via de luta antirracista e sobrevivência na MAAFA. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 31, mai.-out. / 2019, pp. 4-17. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28253. Acesso em: 12/09/2024.
SENKEVICS, A.S. MACHADO, T.S. OLIVEIRA, A.S. A cor ou raça nas Estatísticas educacionais: uma análise dos instrumentos de pesquisa do Inep. Séria documental, textos para discussão, n. 41, 2016. Disponível em: https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3880. Acesso em 12/09/2024.
SOLIGO, Valdecir. Indicadores: conceito e complexidade do mensurar em estudos de fenômenos sociais. Est. Aval. Educ. v. 23, n. 52, p. 12-25, 1995. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0103-68312012000200002&script=sci_abstract&tlng=en.
Acesso em: 12/09/2024.
VALENTE, A.l. FARAH, E. Proposta metodológica de combate ao racismo nas escolas. Cad. Pesqui. n. 93, p. 40-50, 1995. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S010015741995000200005&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 12/09/2024.
VIANA, C.F. Por uma educação antiracista. Gestão & educação, v. 5, n. 7, set. 2022. Disponível em: http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/304/286. Acesso em: 12/09/2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).