Uso de Investigação Matemática em Turmas do Sexto Ano do Ensino Fundamental com a Atividade Explorando com os Números

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação Matemática Crítica, Cenários para investigação, Educação básica

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão e um relato de uma experiência em sala de aula sobre o uso da metodologia de ensino investigação matemática para a aprendizagem na educação básica, com o objetivo de compreender quais são as possibilidades e ganhos que o uso de atividades de investigação matemática podem oferecer em turmas do sexto ano dos anos finais do ensino fundamental. Referenciado pelos ambientes de aprendizagem e a Matemática Crítica, os momentos de uma aula de investigação matemática são compostos por atividades abertas onde o estudante formula e responde às próprias questões, sobre um tema proposto e mediado pelo professor. A atividade proposta e relatada neste texto foi intitulada Explorando com Números, e foi realizada em aulas da disciplina de matemática, com o objetivo motivar e incentivar a prática da investigação matemática com os alunos e, ao mesmo tempo, analisar a forma como os estudantes realizavam o processo de investigação e, assim, analisar sua efetividade, para melhorar a prática docente e a aprendizagem dos discentes. Em relação à metodologia, o trabalho teve uma abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, a abordagem foi exploratória. Foi observado que os alunos se envolveram efetivamente no processo de investigação matemática, apresentando durante a sua realização aspectos importantes para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático e habilidades esperadas para a disciplina, como a capacidade de argumentação, resolução de problemas e escrita em linguagem matemática. O uso de investigação matemática possibilita um ensino de matemática de forma crítica e com compreensão.

Biografia do Autor

Keyla Luiza Pereira Rosa, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professora da Educação básica

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018.

FONSECA, Helena; BRUNHEIRA, Lina; PONTE, JP da. As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática. Actas do ProfMat, v. 99, p. 91-101, 1999.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MÜLLER, Iraci. Tendências atuais de educação matemática. Revista de ensino, educação e ciências humanas, v. 1, n. 1, 2000.

OLIVEIRA, Hélia Margarida; SEGURADO, Maria Irene; PONTE, João Pedro da. Tarefas de investigação em matemática: histórias da sala de aula. 1998. Disponível em:<https://www.researchgate.net/profile/Joao-Ponte-2/publication/238783691_Tarefas_de_investigacao_em_Matematica_Historias_da_sala_de_aula/links/00463528156df859be000000/Tarefas-de-investigacao-em-Matematica-Historias-da-sala-de-aula.pdf >. Acesso em: 10 jun. 2024.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Autêntica, 2003.

PONTE, João Pedro Mendes da. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat, Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, p. 25-39, 2003.

PONTE, João Pedro da et al. O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, v. 7, n. 2, p. 41-70, 1998.

PONTE, J. P, OLIVEIRA, H., CUNHA, M. H., SEGURADO, M. I. Histórias de investigações Matemáticas. Lisboa: Inst. Inov. Educacional, 1998.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-Aprendizagem: Algumas tendências na educação matemática. Revista de Ciências Humanas, v. 8, n. 10, p. 77-94, 2007.

Downloads

Publicado

21-11-2024

Como Citar

Luiza Pereira Rosa, K., & Conceição, M. R. (2024). Uso de Investigação Matemática em Turmas do Sexto Ano do Ensino Fundamental com a Atividade Explorando com os Números. Sigmae, 13(3), 113–125. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2551