Uso de Investigação Matemática em Turmas do Sexto Ano do Ensino Fundamental com a Atividade Explorando com os Números
Palabras clave:
Ensino de Matemática, Educação Matemática Crítica, Cenários para investigação, Educação básicaResumen
Este trabalho apresenta uma reflexão e um relato de uma experiência em sala de aula sobre o uso da metodologia de ensino investigação matemática para a aprendizagem na educação básica, com o objetivo de compreender quais são as possibilidades e ganhos que o uso de atividades de investigação matemática podem oferecer em turmas do sexto ano dos anos finais do ensino fundamental. Referenciado pelos ambientes de aprendizagem e a Matemática Crítica, os momentos de uma aula de investigação matemática são compostos por atividades abertas onde o estudante formula e responde às próprias questões, sobre um tema proposto e mediado pelo professor. A atividade proposta e relatada neste texto foi intitulada Explorando com Números, e foi realizada em aulas da disciplina de matemática, com o objetivo motivar e incentivar a prática da investigação matemática com os alunos e, ao mesmo tempo, analisar a forma como os estudantes realizavam o processo de investigação e, assim, analisar sua efetividade, para melhorar a prática docente e a aprendizagem dos discentes. Em relação à metodologia, o trabalho teve uma abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, a abordagem foi exploratória. Foi observado que os alunos se envolveram efetivamente no processo de investigação matemática, apresentando durante a sua realização aspectos importantes para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático e habilidades esperadas para a disciplina, como a capacidade de argumentação, resolução de problemas e escrita em linguagem matemática. O uso de investigação matemática possibilita um ensino de matemática de forma crítica e com compreensão.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018.
FONSECA, Helena; BRUNHEIRA, Lina; PONTE, JP da. As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática. Actas do ProfMat, v. 99, p. 91-101, 1999.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MÜLLER, Iraci. Tendências atuais de educação matemática. Revista de ensino, educação e ciências humanas, v. 1, n. 1, 2000.
OLIVEIRA, Hélia Margarida; SEGURADO, Maria Irene; PONTE, João Pedro da. Tarefas de investigação em matemática: histórias da sala de aula. 1998. Disponível em:<https://www.researchgate.net/profile/Joao-Ponte-2/publication/238783691_Tarefas_de_investigacao_em_Matematica_Historias_da_sala_de_aula/links/00463528156df859be000000/Tarefas-de-investigacao-em-Matematica-Historias-da-sala-de-aula.pdf >. Acesso em: 10 jun. 2024.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Autêntica, 2003.
PONTE, João Pedro Mendes da. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat, Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, p. 25-39, 2003.
PONTE, João Pedro da et al. O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, v. 7, n. 2, p. 41-70, 1998.
PONTE, J. P, OLIVEIRA, H., CUNHA, M. H., SEGURADO, M. I. Histórias de investigações Matemáticas. Lisboa: Inst. Inov. Educacional, 1998.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-Aprendizagem: Algumas tendências na educação matemática. Revista de Ciências Humanas, v. 8, n. 10, p. 77-94, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).