Uso de Investigação Matemática em Turmas do Sexto Ano do Ensino Fundamental com a Atividade Explorando com os Números

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Educação Matemática Crítica, Cenários para investigação, Educação básica

Resumen

Este trabalho apresenta uma reflexão e um relato de uma experiência em sala de aula sobre o uso da metodologia de ensino investigação matemática para a aprendizagem na educação básica, com o objetivo de compreender quais são as possibilidades e ganhos que o uso de atividades de investigação matemática podem oferecer em turmas do sexto ano dos anos finais do ensino fundamental. Referenciado pelos ambientes de aprendizagem e a Matemática Crítica, os momentos de uma aula de investigação matemática são compostos por atividades abertas onde o estudante formula e responde às próprias questões, sobre um tema proposto e mediado pelo professor. A atividade proposta e relatada neste texto foi intitulada Explorando com Números, e foi realizada em aulas da disciplina de matemática, com o objetivo motivar e incentivar a prática da investigação matemática com os alunos e, ao mesmo tempo, analisar a forma como os estudantes realizavam o processo de investigação e, assim, analisar sua efetividade, para melhorar a prática docente e a aprendizagem dos discentes. Em relação à metodologia, o trabalho teve uma abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, a abordagem foi exploratória. Foi observado que os alunos se envolveram efetivamente no processo de investigação matemática, apresentando durante a sua realização aspectos importantes para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático e habilidades esperadas para a disciplina, como a capacidade de argumentação, resolução de problemas e escrita em linguagem matemática. O uso de investigação matemática possibilita um ensino de matemática de forma crítica e com compreensão.

Biografía del autor/a

Keyla Luiza Pereira Rosa, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professora da Educação básica

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Publicado

21-11-2024

Cómo citar

Luiza Pereira Rosa, K., & Conceição, M. R. (2024). Uso de Investigação Matemática em Turmas do Sexto Ano do Ensino Fundamental com a Atividade Explorando com os Números. Sigmae, 13(3), 113–125. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2551